O ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Timor-Leste, Bendito dos Santos Freitas, acompanhou o Presidente da República, José Ramos-Horta, no Segmento de Alto Nível da 61.ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, realizado em Genebra, na Suíça.
O encontro reuniu líderes e representantes dos Estados-membros para debater prioridades globais em matéria de direitos humanos. Na intervenção oficial, Timor-Leste reiterou o compromisso com a promoção e proteção dos direitos humanos, a justiça transicional e o reforço do Estado de Direito, destacando a experiência nacional na consolidação da paz e reconciliação.
À margem da sessão, a delegação timorense manteve reuniões com o Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Türk, com o ministro dos Negócios Estrangeiros do Quirguistão, Jeenbek Kulubaev, com o chefe da diplomacia de Angola, Teté António, e com o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Durante a visita foi ainda assinado um acordo que formaliza o estabelecimento de relações diplomáticas entre Timor-Leste e o Quirguistão, abrindo caminho ao reforço da cooperação bilateral.