Timor-Leste sobe no Índice Global da Paz e reforça estatuto entre os países mais pacíficos da região

Timor-Leste alcançou a 32.ª posição no Índice Global da Paz 2026, melhorando 12 lugares face ao ano anterior e reforçando a sua posição entre os países mais pacíficos da região Ásia-Pacífico. O relatório, elaborado pelo Institute for Economics & Peace, avaliou 163 países e territórios, atribuindo ao país uma pontuação de 1,681.

O estudo analisa os níveis de paz e segurança com base em indicadores relacionados com a proteção da sociedade, a existência de conflitos internos e externos e o grau de militarização. Apesar de o relatório assinalar uma deterioração global dos níveis de paz, Timor-Leste destacou-se pela evolução positiva registada ao longo do último ano.

No contexto da Ásia-Pacífico, o país ocupa agora a sexta posição entre 19 nações avaliadas, figurando entre os territórios mais estáveis da região. Entre os países do Sudeste Asiático, surge como o terceiro mais pacífico, apenas atrás de Singapura e da Malásia.

O desempenho alcançado é associado ao processo de consolidação democrática, ao fortalecimento das instituições e à promoção do diálogo e da estabilidade social desde a restauração da independência. Estes fatores têm contribuído para o reconhecimento internacional de Timor-Leste como um exemplo de progresso na construção da paz.

Os resultados do Índice Global da Paz 2026 confirmam, assim, a crescente afirmação de Timor-Leste como um dos países mais seguros e pacíficos da Ásia-Pacífico e da ASEAN.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Timor-Leste e Nova Zelândia rubricam acordo de cooperação na Defesa

O ministro da Defesa de Timor-Leste, Contra-Almirante Donaciano...

0

Timor-Leste: Justiça reforça cooperação com Portugal e acompanha formação de bolseiros

A coordenadora do Grupo de Trabalho para a...

0

Timor-Leste: Primeiro-ministro participa na Cimeira ASEAN-Rússia 2026

O primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, deslocou-se até à...

0