O Reserve Bank of Zimbabwe (RBZ) anunciou na quarta-feira que vai se desfazer da sua participação maioritária no único comprador de ouro do país, a Fidelity Printers and Refiners Limited (FPR) como parte da privatização parcial da empresa.
O FPR será então desmembrado em duas entidades empresariais, “refinamento de ouro” e “impressão e cunhagem”, disse o governador do RBZ, John Mangudya, em comunicado.
A separação do FPR é projetada para privatizar parcialmente o negócio de refinamento de ouro, permitindo que privados adquiram uma participação, indicou Mangudya, acrescentando que o RBZ continuará a ter 100 por cento de participação no negócio de impressão e cunhagem por razões de segurança nacional.
Mangudya referiu que por fazer parte do processo de tomada de decisão sobre o comércio de ouro, espera-se que os níveis de conformidade dos produtores de ouro no comércio de ouro aumentem significativamente.
Consequentemente, o RBZ irá reter 40 por cento das ações da FPR e alienar 60 por cento das ações para os produtores de ouro de grande e pequena escala, segundo Mangudya.
O responsável acrescentou que a RBZ oferecerá 50 por cento das ações do FPR aos grandes produtores de ouro, 3 por cento aos principais compradores de ouro do FPR e 7 por cento aos pequenos produtores através dos seus órgãos representativos.