Eswatini: Governo, Cooperativistas e parceiros discutem criação de Banco Cooperativo

Membros seniores do ministério da indústria e comércio, Cooperativistas, reguladores e parceiros sentaram na mesma mesa na sexta-feira para discutir sobre a necessidade de criação de um Banco Cooperativo para responder serviços acessíveis nas comunidades onde não chegam bancos.

A secretária permanente do ministério da Indústria e Comércio, Melusi Masuku, defendeu que a criação de um Banco Cooperativo é um marco estratégico na história moderna do cooperativismo naquele país, onde aquele serviço financeiro é símbolo de solidariedade, auto ajuda e progresso comunitário.

“O espírito cooperativo mobilizou poupanças, estendeu crédito e construiu confiança entre as gerações”, disse Melusi Masuku na abertura do encontro.

O movimento cooperativo em Eswatini conta com 1.430 cooperativas legalmente registadas com ativos que atingem 3,5 bilhões da moeda local.

Estima-se que só as cooperativas de poupança fornecem acesso a mais de 2, 6 bilhões de poupança e três bilhões de empréstimo para apoio à habitação, educação, e empreendimento financeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Tanzânia: Mais de 37 milhões de eleitores estão nas urnas nesta quarta-feira

Mesmo com a ausência dos principais líderes da...

0

Maláui: Mesmo derrotado nas eleições, Lazarus Chakwera é mantido na presidência do MCP

Lazarus Chakwera, antigo presidente do Maláui e candidato...

0

África do Sul: Tribunal dá dois meses para ex-presidente devolver dinheiro gasto em despesas privadas

Jacob Zuma, ex-presidente da África do Sul, compareceu...

0