Seis trabalhadores humanitários mortos numa emboscada no Sudão do Sul

Seis trabalhadores humanitários foram mortos numa emboscada no Sudão do Sul, no ataque mais mortal em mais de três anos de guerra civil no país, anunciou no domingo a ONU.

“Estou chocado e indignado com o assassinato brutal de ontem de seis corajosos humanitários no Sudão do Sul” disse em comunicado Eugene Owusu, do Gabinete para a Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU (OCHA).

“À medida que as necessidades humanitárias atingem um nível sem precedentes, é totalmente inaceitável que aqueles que tentam levar ajuda sejam atacados e mortos”, insistiu.

Os trabalhadores humanitários foram mortos enquanto viajavam a partir de Juba, a capital, para Pibor, uma cidade no leste.

De acordo com uma fonte humanitária a trabalhar no país, as vítimas eram três quenianos e três sul-sudaneses que trabalhavam para uma ONG local. O veículo em que viajavam foi parado na estrada por indivíduos não identificados que os retiraram e mataram a tiro.

A emboscada de sábado é o terceiro ataque humanitário desde o início do mês, e desde dezembro de 2013, cerca 80 foram mortos no Sudão do Sul. Apenas em 2017, doze trabalhadores humanitários foram assassinados e pelo menos oito comboios foram atacados.

O Sudão do Sul mergulhou numa guerra civil em dezembro de 2013, marcada por muitas atrocidades e massacres, opondo as tropas do Presidente Salva Kiir, um Dinka, às do seu ex-vice-presidente, Riek Machar, um Nuer.

O conflito já fez dezenas de milhares de mortos, deslocou cerca de 2,5 milhões de pessoas (cerca de um terço da população), e causou uma crise humanitária catastrófica. Cerca de 100.000 pessoas sofrem de subnutrição e um total de 5,5 milhões de pessoas sobrevivem com ajuda alimentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola reduz prevalência do VIH/Sida para 1,6%

Angola reduz prevalência do VIH/Sida para 1,6%

A taxa de prevalência do VIH/Sida em Angola caiu de 2% para 1,6%, de acordo com os resultados do inquérito…
EUA: Empresários britânicos enfrentam julgamento por fraude com vinhos de luxo

EUA: Empresários britânicos enfrentam julgamento por fraude com vinhos de luxo

As autoridades norte-americanas acusam dois cidadãos britânicos, James Wellesley e Stephen Burton, de conduzirem uma fraude milionária relacionada com vinhos…
Timor-Leste: Decorrem os preparativos finais para a Maratona Internacional de Díli 2025

Timor-Leste: Decorrem os preparativos finais para a Maratona Internacional de Díli 2025

A Comissão Organizadora da Maratona Internacional de Díli 2025 (DIM) realizou a última reunião de coordenação no Palácio Presidencial Nicolau…
Apagão ibérico causado por falhas em cascata na produção renovável

Apagão ibérico causado por falhas em cascata na produção renovável

O relatório sobre o apagão ibérico de 28 de abril conclui que o colapso energético foi provocado por uma sucessão…