A Cruz Vermelha do Senegal prometeu ajuda humanitária a 8.100 pessoas afetadas pelas inundações nas regiões de Dakar e Thiès através do financiamento de 198 milhões de francos da Federação das Sociedades do Cruz Vermelha e Crescente Vermelho.
“Os fundos proporcionarão às pessoas mais afetadas kits de abrigo, auxílio-aluguel por três meses, na forma de transferência de dinheiro e serviços de abastecimento de água e saneamento”, informou a Cruz Vermelha senegalesa em um comunicado de imprensa.
Cerca de 17.000 pessoas foram afetadas pelas inundações causadas pelas chuvas torrenciais que caíram no início de setembro no Senegal e a situação pode piorar se nenhuma ação for tomada, já que as chuvas continuam até meados de outubro, avisou a Cruz Vermelha.
As fortes chuvas no Senegal no início de setembro causaram graves inundações em muitas partes do país, danos materiais extensos e perda de vidas.
No comunicado de imprensa, a Cruz Vermelha senegalesa explica a escolha feita das localidades de Dakar e Thiès pelo facto de concentrarem as populações mais afetadas pelas cheias.
A organização garante que os seus voluntários também serão mobilizados para campanhas de educação e consciencialização sobre doenças de origem hídrica para prevenção de epidemias, neste contexto da Covid-19.