Tanzânia: Samia Suluhu Hassan é vencedora das eleições de 29 de outubro

Samia Suluhu Hassan, do partido Chama Cha Mapinduzi (CCM), é a vencedora das eleições de 29 de outubro último, com mais de 90% dos votos dos 37,7 milhões de eleitores registados.

O anúncio foi feito pela Comissão Nacional Eleitoral, numa altura em que o processo foi classificado por muitos como não democrático, devido à exclusão dos principais partidos da oposição, como o Chama Cha Demokrasia na Maendeleo (CHADEMA) que defende reformas eleitorais e o ACT Wazalendo, afastado por alegadas irregularidades nos seus documentos.

“Declaro Samia Suluhu Hassan presidente eleita da República Unida da Tanzânia, pelo partido CCM”, anunciou o presidente do órgão eleitoral, Jacobs Mwambegele.

Assim, Samia Suluhu Hassan, que desde 2021 cumpria o mandato do falecido presidente John Magufuli, assume agora o cargo para os próximos cinco anos, liderando o destino dos 68 milhões de tanzanianos.

No entanto, as eleições tanzanianas não decorreram de forma tão pacífica quanto se esperava, alguns cidadãos manifestaram-se nas ruas da capital, Dar es Salaam, e em outras cidades do país, o que levou à mobilização das forças governamentais para conter os protestos.

Durante os confrontos, registou-se a destruição de diversos bens públicos e privados e vítimas mortais cujos números são ainda controversos.

Alguns meios de comunicação internacionais relatam que entre 500 e 700 pessoas terão perdido a vida durante as manifestações, que duraram três dias em Dar es Salaam, Dodoma e Arusha. No entanto, fontes governamentais não confirmaram nem desmentiram essas informações.

Nas redes sociais, uma nota atribuída ao CHADEMA indicava que, ao longo dos três dias de protestos, cerca de 700 tanzanianos terão morrido.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Lesoto: Unidade de Recuperação de Activos é encerrada após revelações de corrupção envolvendo altos funcionários

A Unidade de Recuperação de Activos do Lesoto...

0

EUA: Trump reduz admissões de refugiados para 7.500 por ano e dá prioridade a sul-africanos brancos

A administração de Donald Trump anunciou uma forte...

0

OIM reforça prontidão nas fronteiras para conter ébola e varíola em África

A Organização Internacional para Migrações (OIM) intensificou as...

0