O ministro da Informação e Comunicação e porta-voz do governo, Cornelius Mweetwa, acusou os partidos da oposição de tentarem manchar a reputação internacional do país com alegações de violação dos direitos humanos.
Cornelius Mweetwa fez estas declarações durante uma conferência de imprensa em Mongu, onde afirmou que o esquema foi descoberto pelo governo.
O membro do governo explicou que os partidos da oposição estariam, supostamente, a mobilizar indivíduos para publicar em plataformas digitais mensagens falsas sobre violações de direitos humanos.
Disse também que estes indivíduos haviam sido recrutados para agirem como vítimas de supostos abusos, incluindo jovens e mulheres.
Cornelius Mweetwa precisou que, caso os partidos políticos da oposição tivessem provas de violações dos direitos humanos pelo actual governo, liderado pelo presidente Hakainde Hichilema, estas deveriam ser apresentadas.
O porta-voz do governo da Zâmbia esclareceu que o foco do executivo é restaurar a economia, a qual, nos últimos anos, conquistou a confiança dos parceiros de cooperação, que voltaram a apoiar o país.
Na mesma ocasião, Cornelius Mweetwa apelou à comunidade internacional para desconsiderar as alegações de violações de direitos humanos feitas pelos partidos da oposição, justificando que não há evidências e que o governo está comprometido com uma governação justa.