Zimbábue: Governo vai retomar as concessões de mineração inativas até ao final do mês

O governo do Zimbábue vai retomar todas as concessões de mineração que estão paralisadas no final de abril, anunciou o ministro de Minas, Winston Chitando.

A medida está de acordo com a Lei de Minas e Minerais do país, que não é aplicada desde a promulgação da lei, de acordo com Chitando.

O alto funcionário do governo disse que algumas empresas de mineração no país, particularmente aquelas com corpos de minério de platina, mantêm concessões para fins especulativos.

O ministro revelou que existem quatro corpos de minério de platina que foram dados a empresas para mineração antes da independência do país em 1980 e até hoje, nenhuma exploração do lucrativo mineral ocorreu.

Chitando informou que todas as empresas com concessões de mineração têm um prazo até 30 de abril para apresentar planos detalhados sobre como irão desenvolver as suas concessões ou arriscam a perder os direitos de mineração.

“O governo desde a independência não tem reforçado a Lei de Minas e Minerais sobre os minerais preciosos do nosso país, como o ouro e a platina. O meu ministério agora está ativo no terreno, identificando minas que não estão a ser utilizadas e elas serão confiscadas”, advertiu o governante.

“Definimos 30 de abril como o prazo final para todos aqueles que não estão a utilizar as suas concessões para apresentar seus planos de ação sobre como pretendem desenvolver as minas”, disse, acrescentando que o país está em extrema necessidade de desenvolvimento, criação de emprego e o seu ministério estabeleceu uma meta que garante que até 2023, todas as concessões de platina e ouro estarão operacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Excesso de mortalidade por calor vai aumentar nos próximos

Excesso de mortalidade por calor vai aumentar nos próximos

O jornal “Público” avançou que uma equipa de cientistas internacionais calculou o impacto na mortalidade resultante dos efeitos das alterações…
Moçambique: Recondução de Momade é garantia de vitória da Frelimo

Moçambique: Recondução de Momade é garantia de vitória da Frelimo

O comentador residente da Rádio Moçambique, Hilário Chacate, defendeu, após o Congresso da Renamo, que a reeleição de Ossufo Momade…
Angola: Operadoras de transportes públicos devem milhões ao Estado

Angola: Operadoras de transportes públicos devem milhões ao Estado

As operadoras de transportes públicos devem mais de 40 milhões de kwanzas ao Estado na província angolana do Cuanza Sul. …
Cabo Verde: UCID critica empréstimo bancário em época pré-eleitoral

Cabo Verde: UCID critica empréstimo bancário em época pré-eleitoral

O eleito municipal da UCID em Santo Antão, José Graça, disse que se trata de uma “manobra para manipular a…