Mercados sobem após isenção temporária de tarifas dos EUA a produtos eletrónicos

O euro valorizou-se face ao dólar e as principais bolsas europeias abriram em alta esta segunda-feira, impulsionadas pela decisão da administração Trump de isentar temporariamente produtos eletrónicos — como smartphones, computadores e semicondutores — das tarifas recíprocas sobre importações, sobretudo da China.

A medida, confirmada pela Casa Branca, exclui os dispositivos de tarifas que chegavam a 145%, beneficiando empresas como a Apple.
No entanto, o presidente Donald Trump e o secretário do Comércio, Howard Lutnick, avisaram que as isenções são temporárias e que novas tarifas poderão ser aplicadas em breve no âmbito de investigações de “segurança nacional”.

Apesar da incerteza, os mercados reagiram positivamente. O Euro Stoxx 50 subiu 2,5%, o DAX alemão 2,28% e o FTSE 100 britânico 2,01%. Nos EUA, os futuros do Nasdaq, S&P 500 e Dow Jones também registaram ganhos.
A China considerou a decisão “um pequeno passo” e apelou ao diálogo e ao abandono de tarifas unilaterais.

Na Ásia, os principais índices também subiram, com destaque para o Hang Seng de Hong Kong, que avançou 2,42% após um aumento inesperado das exportações chinesas.

Vários analistas alertam, no entanto, que esse crescimento poderá ter sido impulsionado por exportações antecipadas, face à ameaça de novas tarifas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Europa: Redes de contrabando de migrantes arrecadaram até 509 milhões de dólares em 2025

As redes de contrabando de migrantes terão arrecadado...

0

França regista primeiro caso humano de vírus Shamonda, paciente acabou por morrer

A França confirmou o primeiro caso humano conhecido...

0

Relatório alerta para possível trabalho forçado de norte-coreanos numa fábrica russa de drones

Um relatório de duas organizações norte-americanas denuncia alegadas...

0