Donald Trump vai encontrar-se com o presidente chinês, Xi Jinping, pela primeira vez a 6 ou 7 de Abril, segundo anunciou nesta quinta-feira o ministro dos negócios estrangeiros da China. O objetivo do encontro é serem tratados assuntos como trocas comerciais, a situação na Coreia do Norte e disputas territoriais no Mar do Sul da da China.
As relações entre a primeira e segunda economias mundiais tomaram um rumo incerto com a eleição de Donald Trump, que durante a sua campanha acusou a China de práticas comerciais injustas tendo ameaçado aumentar os impostos sobre a importação de bens chineses e denominou a China como um manipulador da moeda.
Não é ainda claro se Trump vai levar a cabo tais ameaças uma vez que tem procurado a ajuda de Pequim para pressionar a Coreia do Norte em relação aos seus programas de fabrico de armas nucleares.
O porta-voz do ministro dos negócios estrangeiros, Lu Kang, revelou que Xi e Trump se vão encontrar num resort de Trump na Florida, mas não avançou com mais detalhes.
As relações entre a China e o anterior presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foram marcadas por assuntos como a construção das ilhas chinesas em águas que fazem parte de rotas de navegação do Mar do Sul da China, alegações de trabalhos realizados por hackers e o restaurar das políticas norte-americanas na Ásia.
Apesar disso, as relações de cooperação militar entre os dois países aumentou consideravelmente e o ministro da defesa da China saudou tal crescimento, não deixando de alertar para a possibilidade de potenciais atritos no futuro.
“Estamos dispostos a fazer esforços para manter uma relação militar estável com os Estados Unidos”, referiu o porta-voz Wu Qian.