China desmente afirmações de Trump sobre energia eólica

Durante o Fórum Económico Mundial em Davos, Donald Trump afirmou que a China fabrica aerogeradores mas não os utiliza, descrevendo a energia eólica como uma “burla” e sugerindo que o país ignora esta fonte de energia.

O governo chinês reagiu rapidamente, destacando os esforços do país em energias renováveis e na transição para uma economia de baixo carbono. Segundo o think tank Ember, em 2024 a China produziu 40% da energia eólica mundial, e em 2025 eólica e solar juntas geraram mais de 26% da eletricidade do país.

Além disso, a China possui o maior parque eólico do mundo, no deserto de Gansu, com mais de 7.000 turbinas e capacidade prevista de 20 GW, suficiente para abastecer cerca de 15 milhões de casas. Os dados mostram que, ao contrário das afirmações de Trump, a energia eólica é uma prioridade estratégica para Pequim.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Timor-Leste: Ramos-Horta e Primeiro-Ministro da Malásia reforçam parceria estratégica

O Presidente da República, José Ramos-Horta, reuniu-se em...

0

UE estuda efeitos da política farmacêutica dos EUA no acesso a medicamentos

A Comissão Europeia vai avaliar as consequências da...

0

Japão: Banco sobe taxa de juro para máximos de 30 anos em resposta à inflação e fraqueza do iene

O Banco do Japão elevou esta terça-feira a...

0