Um barco de madeira com restos mortais de oito pessoas deu à costa da praia de Miyazawa, no noroeste da principal ilha do Japão.
As autoridades estão a tentar identificar os oito esqueletos que se suspeita serem oriundos da Coreia do Norte. A descoberta aconteceu dias após um grupo de pescadores norte-coreanos ter sido resgatado na mesma região.
Embarcações sem tripulação ou com cadáveres são encontrados regularmente na costa japonesa, onde são conhecidos como “barcos fantasmas”. As autoridades acreditam que são de origem norte-coreana pois geralmente são encontrados na costa oeste, virada para o país comunista.
Segundo observadores, o aumento repentino do número de “navios fantasmas” que chegam à costa japonesa pode ter sido causado pelo endurecimento das sanções contra o regime de Kim Jong-un.
“A Coreia do Norte pressiona o seu povo a pescar mais peixes para que eles possam lidar com a falta de alimentos”, comentou Seo Yu-suk, do Instituto de Estudos Norte-coreanos, em Seul, na Coreia do Sul, em entrevista à Reuters. Os pescadores utilizam embarcações velhas e sem condições para navegar em alto mar, nomeadamente a ausência de equipamento de comunicação ou emergência que permita pedir auxílio em situações mais complicadas.
Também se levanta a possibilidade de alguns destes “barcos fantasma” pertencerem a norte-coreanos que tentaram escapar do país.