Malásia: Organização de Cooperação Islâmica preocupada com o destino dos Rohingyas

A Organização de Cooperação Islâmica (OCI) reuniu-se ontem, quinta-feira, em Kuala Lumpur para uma sessão especial convocada pela Malásia. A organização que agrupa 57 Estados membros, debruçou-se primeiro sobre a situação dos Rohingyas, uma minoria muçulmana perseguida na Birmânia.

Desde outubro do ano passado, pelo menos 70.000 civis escaparam às operações militares do exército birmanês no Estado de Arakan, no noroeste da Birmânia, para procurar refúgio no Bangladesh. Muitos refugiados têm testemunhado atos de tortura, execuções sumárias e estupro.

Para o primeiro-ministro malaio, Najib Razak, a brutal repressão tem de parar. Anfitrião da primeira sessão especial da OCI, não poupou palavras, lembrando que a minoria Rohingya foi vítima de genocídio e que a OCI não podia ficar em silêncio perante tal perseguição.

“Muitas pessoas perderam a vida na Birmânia, muitas vezes em condições deploráveis. Os sobreviventes sofreram atrocidades de crueldade inqualificável” denunciou Najib Razak.

A situação é desastrosa e poderá deteriorar-se se nada for feito, disse o chefe do governo da Malásia, que aponta o perigo de uma radicalização. “Organizações terroristas como o Daech podem tentar explorar a situação. Toda a comunidade internacional deveria preocupar-se perante a ameaça de uma nova base terrorista que poderia semear morte e destruição muito além das fronteiras da região.”

Tal como em dezembro passado, durante a cimeira da Asean em Rangoon, o primeiro-ministro da Malásia pediu ao governo birmanês para parar o massacre, para permitir um livre acesso imediato para a ajuda humanitária e permitir o regresso dos refugiados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Portugal: Detidos em Israel poderão sair "nos primeiros voos disponíveis" para a Europa

Portugal: Detidos em Israel poderão sair "nos primeiros voos disponíveis" para a Europa

A embaixadora de Portugal em Israel, Helena Paiva, conseguiu visitar os quatro portugueses detidos no país do Médio Oriente, entre…
FESTIVAL INTERNACIONAL DOURO JAZZ 2025

FESTIVAL INTERNACIONAL DOURO JAZZ 2025

SEXTA | 3/OUT | 21h30 – Orquestra de Jazz do Douro & Júlio Pereira SÁBADO | 4/OUT | 21h30 – Orquestra de…
Secretário Geral da ONU felicita Guiné Equatorial por assumir Presidência rotativa da CPLP em 2027

Secretário Geral da ONU felicita Guiné Equatorial por assumir Presidência rotativa da CPLP em 2027

Num encontro realizado no âmbito da 80ª Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, no dia 27 de Setembro, o…
Moçambique: Presidente da CTA reúne-se com representante do FMI

Moçambique: Presidente da CTA reúne-se com representante do FMI

O presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), Álvaro Massingue, reuniu-se nesta quinta-feira, 02 de outubro, com o…