A partir de domingo, 1 de julho, fumar será proibido em vários espaços públicos exteriores em França, incluindo praias, parques e paragens de autocarro. O decreto do governo que amplia a proibição do tabaco nestas áreas foi publicado no Journal Officiel no sábado, mas, por enquanto, não prevê a aplicação de multas para quem infringir a regra.
Esta medida visa sobretudo proteger as crianças e jovens, abrangendo também zonas próximas de escolas, bibliotecas e instalações desportivas, cuja definição exata será detalhada numa próxima ordem ministerial.
A ministra da Saúde, Catherine Vautrin, sublinhou que “o tabaco deve desaparecer dos locais onde as crianças estão presentes” e que “a liberdade de fumar termina onde começa o direito das crianças a respirar ar puro”.
Esta nova legislação marca uma viragem significativa no combate ao tabagismo, que causa cerca de 75 mil mortes anuais em França.
Apesar da redução no número de fumadores, com menos de 25% dos adultos a fumarem diariamente, o hábito mantém-se enraizado, especialmente entre os jovens e nas grandes cidades.
A proibição francesa segue uma tendência europeia, com países como Suécia, Reino Unido e Espanha a reforçarem também as restrições ao fumo em espaços públicos ao ar livre.
Em Paris, as opiniões dividem-se entre quem aceita a medida e quem lamenta a perda de uma parte da cultura local. O uso de cigarros eletrónicos, por enquanto, mantém-se permitido.