Luxemburgo bloqueia sanções contra o Ruanda e UE suspende consultas de defesa

O Luxemburgo bloqueou a adoção de sanções da União Europeia (UE) contra o Ruanda, adiando uma decisão que conta com o apoio da maioria dos Estados-membros.
Em resposta, a UE suspendeu as consultas de defesa com o governo ruandês e avalia a revisão de acordos relacionados com matérias-primas.

A iniciativa surge no meio de alegações de que o Ruanda estaria a apoiar o grupo rebelde M23 na República Democrática do Congo (RDC).
O Parlamento Europeu já tinha recomendado a suspensão de acordos de cooperação, incluindo assistência militar e de segurança, até que o país cessasse qualquer ingerência no conflito congolês.

A Alta Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Kaja Kallas, sublinhou a gravidade da situação e reforçou a necessidade de soluções diplomáticas para garantir a paz na região.

Estas medidas aumentam a pressão internacional sobre o Ruanda, exigindo um compromisso com a estabilidade na RDC e o fim de qualquer apoio a grupos armados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Merz propõe Ucrânia como “membro associado” da União Europeia

O chanceler alemão Friedrich Merz sugeriu que a...

0

França bebe mais cerveja do que vinho pela primeira vez

Pela primeira vez desde que há registos em...

0

Cientistas alertam para risco real de tsunamis no Mediterrâneo

Os investigadores alertam que o risco de tsunamis...

0