Polónia sofre ciberataque russo que quase provoca apagão nacional

Em dezembro de 2025, a Polónia esteve à beira de um apagão nacional devido a um ciberataque dirigido à sua infraestrutura energética, revelou o vice-primeiro-ministro e ministro da Digitalização, Krzysztof Gawkowski. “Os tanques digitais já estão aqui. Estivemos perto de ter um apagão”, afirmou em entrevista à rádio RMF FM.

O ataque, descrito como ato de sabotagem russo, visava interromper o fornecimento de eletricidade e desestabilizar o país, afetando desde uma grande central térmica a fontes menores de energia renovável.

Graças à resposta rápida e coordenada dos operadores e dos sistemas de defesa, o apagão foi evitado. O ministro da Energia, Miłosz Motyka, confirmou que os ataques foram complexos e graves, mas não resultaram em cortes de energia.

Gawkowski sublinhou que a Polónia está preparada para este tipo de ameaças e que, embora os ciberataques a sistemas críticos estejam a aumentar, não há motivo para pânico.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

ONU destaca potencial económico da população sénior e apela a nova visão sobre o envelhecimento

A Comissão Económica das Nações Unidas para a...

0

Grécia junta-se à iniciativa dos EUA para IA, semicondutores e minerais críticos

A Grécia aderiu oficialmente à iniciativa Pax Silica,...

0

Europa: preços variam quase quatro vezes entre os países

Os preços dos bens e serviços na Europa...

0