WhatsApp passa a estar sujeito a regras mais exigentes da UE

O WhatsApp foi classificado pela União Europeia como plataforma online de muito grande dimensão (VLOP) ao abrigo da Lei dos Serviços Digitais (DSA), após ultrapassar os 51 milhões de utilizadores mensais na UE.

Esta designação implica obrigações reforçadas de proteção dos utilizadores, incluindo medidas para travar a desinformação, prevenir a manipulação da opinião pública e proteger a saúde mental, sobretudo de menores. A Comissão Europeia passará a fiscalizar a plataforma de forma mais apertada.

Em caso de incumprimento, o WhatsApp poderá enfrentar multas até 6% do volume de negócios anual global. A empresa tem prazo até meados de maio para se adaptar às novas regras.

Outras plataformas como Facebook, Instagram, YouTube e X também estão abrangidas pela DSA, estando algumas já sob investigação por falhas na proteção de utilizadores mais jovens.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

OMS pede que calor extremo seja tratado como uma emergência de saúde pública

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que...

0

Guterres apela a uma governação global da inteligência artificial que beneficie todos os países

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou...

0

França aprova lei que legaliza o suicídio assistido

A Assembleia Nacional francesa aprovou um projeto de...

0