Hackers pró-Israel atacam bolsa iraniana e eliminam milhões em criptomoedas

O conflito entre Israel e Irão atingiu também o mundo das criptomoedas, com um grupo de hackers pró-Israel a lançar um ataque cibernético que resultou no desvio e aparente destruição de 90 milhões de dólares em ativos digitais na maior bolsa iraniana, a Nobitex. Segundo a empresa de análise de blockchain Elliptic, os fundos, que incluíam Bitcoin, Ethereum, Doge, Ripple e Solana, foram retirados das carteiras da plataforma para endereços associados a mensagens antigovernamentais contra a Guarda Revolucionária do Irão (IRGC).

O grupo de hackers Gonjeshke Darande (Predatory Sparrow) assumiu a autoria do ataque e prometeu divulgar o código-fonte da bolsa. Além disso, o mesmo grupo alegou ter realizado um ciberataque recente ao banco estatal iraniano Bank Sepah.

Especialistas em blockchain como a Elliptic e a Chainalysis indicam que os fundos desviados foram enviados para carteiras descartáveis, sugerindo que o objetivo não foi o lucro, mas sim um ato simbólico de destruição.

Para Andrew Fierman, chefe de inteligência da Chainalysis, este tipo de ataque representa uma nova frente no conflito geopolítico, onde a infraestrutura de criptomoedas passa a ser alvo estratégico mesmo em mercados regionais mais pequenos, como o do Irão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Timor-Leste: Governo reforça preparação para a Presidência da ASEAN em 2029

O Governo de Timor-Leste realizou, em Díli, a...

0

Guterres apela a uma governação global da inteligência artificial que beneficie todos os países

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou...

0

Líbano e Israel avançam em negociações, mas tensão militar mantém-se no sul do país

Israel e o Líbano concluíram esta semana, em...

0