O Conselho Shura do Hezbollah, o mais elevado órgão da organização xiita libanês, anunciou Naim Qassem como novo secretário-geral do movimento.
O anúncio foi feito nesta terça-feira, 29 de outubro, na sequência da morte do antigo secretário-geral Hassan Nasrallah, que perdeu a vida num bombardeamento de Israel realizado a 27 de setembro.
A escolha de Qassem para substituto foi feita “em linha com o mecanismo existente” para eleger o líder do movimento, indicam as informações recolhidas pela cadeia de televisão Al-Manar, ligada ao Hezbollah.
“Pedimos a Deus Todo-Poderoso que guie sua eminência, o secretário-geral Naim Qassem, nesta nobre missão de liderar o Hezbollah e a resistência islâmica”, referiu o canal televisivo.
Recorde-se que o confronto aceso entre o Hezbollah e Israel começou a 08 de outubro de 2023 e evoluiu nas últimas semanas para uma situação de guerra, com frequentes bombardeamentos por parte das forças israelitas, que também têm realizado incursões terrestres. Trata-se de uma resposta ao facto de o grupo xiita libanês ter levado a cabo ataques contra o norte de Israel em apoio ao Hamas, um dia após o ataque de 07 de outubro de 2023 do grupo extremista palestiniano em território israelita.