O Primeiro-Ministro Luís Montenegro saudou a libertação dos reféns pelo Hamas programada para 13 de outubro próximo e felicitou o Presidente Donald Trump pelo acordo de paz para a faixa de Gaza.
“Saúdo a libertação dos reféns que todos esperávamos há mais de dois anos e a assinatura do acordo que a permite”, escreveu o Primeiro-Ministro na rede social X.
O chefe do Governo felicitou ainda o Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, “por este sucesso e por todo o empenho na obtenção da paz no Médio Oriente” e sublinha que, “com o cessar-fogo, renasce a esperança”.
Presentemente, 48 reféns israelitas (dos quais 20 já mortos) estão ainda sequestrados pelo grupo terrorista Hamas, na sequência do ataque de 7 de outubro de 2023.
O Presidente Donald Trump anunciou que Israel e o movimento terrorista aceitaram a “primeira fase” do seu plano de paz, que prevê a retirada parcial das tropas israelitas da Faixa de Gaza e a libertação dos reféns ainda vivos em troca de prisioneiros palestinianos.
O plano prosseguirá com o desmantelamento do Hamas e a instituição de um governo provisório de transição.