Austrália sob pressão para sancionar Israel; navio humanitário segue para Gaza

O governo australiano está a ser pressionado para considerar sanções contra Israel, devido ao bloqueio de ajuda humanitária em Gaza.

O deputado trabalhista Ed Husic e antigos ministros dos Negócios Estrangeiros pedem que a Austrália se una ao Reino Unido, França e Canadá, caso Israel não suspenda as restrições.
No entanto, o primeiro-ministro Anthony Albanese recusa as sanções, mantendo o foco na “paz e segurança para israelitas e palestinianos”.

Entretanto, a organização internacional Freedom Flotilla Coalition anunciou que uma das suas embarcações partiu de Itália com destino a Gaza, para entregar ajuda humanitária.
O grupo descreve a missão como uma ação pacífica contra as restrições impostas por Israel.

O presidente brasileiro, Lula da Silva, condenou a criação de novas colónias israelitas e os ataques em Gaza, recordando que o Brasil também se opôs à ocupação da Ucrânia pela Rússia. Lula afirmou ainda que o Brasil tem um papel essencial nas negociações de paz.

Por outro lado, o secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, pediu à Austrália que aumente o investimento militar para 3,5% do PIB, como forma de garantir a segurança no Indo-Pacífico.
O governo australiano pretende chegar aos 2,3% até 2033-34.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

UE estuda efeitos da política farmacêutica dos EUA no acesso a medicamentos

A Comissão Europeia vai avaliar as consequências da...

0

EUA adiam viagem de JD Vance para negociações de paz com o Irão

A Casa Branca anunciou que, devido a problemas...

0

SpaceX adquire startup de programação com IA Cursor por 60 mil milhões de dólares

A SpaceX chegou a acordo para a aquisição...

0