Uma vacina personalizada de mRNA, desenvolvida pela Moderna em parceria com a Merck, revelou benefícios duradouros em doentes com melanoma agressivo, segundo dados de um ensaio clínico com cinco anos de acompanhamento.
A terapia, ainda em fase 2, combina a vacina de mRNA com o imunoterápico Keytruda e reduziu em cerca de 49% o risco de recidiva ou morte em doentes de alto risco, quando comparada com o uso isolado do medicamento. A vacina estimula o sistema imunitário a reconhecer o cancro, enquanto o Keytruda impede que os tumores se escondam das defesas do organismo.
As farmacêuticas aguardam agora os resultados da fase 3 para confirmar a eficácia em maior escala. O melanoma é a forma mais grave de cancro da pele e continua a aumentar a nível global, tornando este avanço particularmente relevante.