O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, autorizou a aquisição de módulos para o Sistema de Informação e Comunicações Tático (SIC-T).
Segundo comunicado oficial, a modernização destes sistemas tem como objetivo dotar as unidades operacionais do Exército com a capacidade de Comunicações e Sistemas de Informação que garantam a sua adaptação e integração com conceito de operações centradas em rede, assim como acrescidas capacidades de Comando e Controlo, interoperabilidade e adaptabilidade ao teatro de operações, habilitando-as a trabalhar em ambientes operacionais exigentes, imprevisíveis e em constante transformação.
Este investimento está inscrito na Lei de Programação Militar, na capacidade “Comando e Controlo Terrestre” e será realizado através da NATO Communications and Information Agency entre 2017 e 2023, não podendo exceder cerca de 38 milhões de euros.
O Governo tem vindo a investir neste tipo de modernização. Em janeiro, o Ministro da Defesa autorizou a aquisição de rádios táticos de comunicação, e em novembro do ano passado, a compra de 47 viaturas táticas médias ligeiras.