Governo de Portugal aprova medidas de apoio para áreas turísticas afetadas pelos incêndios

O Governo deliberou em Conselho de Ministros, no passado sábado, e decidiu avançar com um conjunto de medidas que visam apoiar a reposição da atividade turística e apoiar os empresários afetados pelos incêndios registados durante a semana passada no centro do país. Entre as medidas está a “duplicação do orçamento do Programa Valorizar para a Dinamização Turística do Interior, para 60 milhões de euros” ; “a ativação da Linha de Apoio à Tesouraria, para fazer face a situações de quebras de reservas e de necessidade de fundo de maneio”; a “criação de linha de apoio específica para equipamentos danificados”; o “desenvolvimento de ações especiais de promoção dos territórios afetados”; e a “isenção do pagamento das contribuições para a segurança social por parte das empresas e trabalhadores independentes, durante um período de seis meses, direta ou indiretamente afetadas pelos incêndios”, avança o comunicado da Secretaria de Estado do Turismo.

O Governo aprovou ainda a criação de uma equipa especializada para operacionalizar o desenvolvimento e a promoção turística dos territórios de baixa densidade, tendo em vista o aceleramento da implementação dos vários projetos em curso. Para aceder a esta informação, os cidadãos devem contactar o número 808 209 209, correspondente à linha de apoio ao empresário do Turismo de Portugal.

Segundo a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, é fundamental repor rapidamente as condições para que a atividade turística se possa desenvolver. Ana Godinho acredita ser essencial apoiar a reconstrução das infraestruturas afetadas e promover os produtos turísticos relacionados.

Estas medidas concretizam o trabalho que se tem vindo a desenvolver no âmbito do Programa Nacional para a Coesão Territorial, e que está igualmente vertido nos objetivos da Estratégia do Turismo (ET27) recentemente aprovada em Conselho de Ministros e publicada em Diário da República.  Com estas medidas de apoio, o Governo espera contribuir para um rápido estabelecimento da atividade na região afetada pelos incêndios.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Excesso de mortalidade por calor vai aumentar nos próximos

Excesso de mortalidade por calor vai aumentar nos próximos

O jornal “Público” avançou que uma equipa de cientistas internacionais calculou o impacto na mortalidade resultante dos efeitos das alterações…
Moçambique: Recondução de Momade é garantia de vitória da Frelimo

Moçambique: Recondução de Momade é garantia de vitória da Frelimo

O comentador residente da Rádio Moçambique, Hilário Chacate, defendeu, após o Congresso da Renamo, que a reeleição de Ossufo Momade…
Angola: Operadoras de transportes públicos devem milhões ao Estado

Angola: Operadoras de transportes públicos devem milhões ao Estado

As operadoras de transportes públicos devem mais de 40 milhões de kwanzas ao Estado na província angolana do Cuanza Sul. …
Cabo Verde: UCID critica empréstimo bancário em época pré-eleitoral

Cabo Verde: UCID critica empréstimo bancário em época pré-eleitoral

O eleito municipal da UCID em Santo Antão, José Graça, disse que se trata de uma “manobra para manipular a…