Revista de Imprensa Lusófona de 01 de outubro de 2025

Em Angola o “Correio da Kianda” noticia que “Nimi-a-Nsimbi convoca imprensa após tensão durante VI Reunião do Bureau Político da FNLA”. No “Novo Jornal” pode ler-se “Comissão eleitoral da Convenção do BD chumba recurso interposto por Nelson Pestana Boanavena”.

“Fundo Monetário Internacional avisa que inflação em São Tomé e Príncipe pode voltar aos dois dígitos”, avança o “Jornal Transparência”. A “Téla Nón” indica que o “MLSTP denuncia obstrução à visita institucional em contexto de crise energética e incidente aeroportuário”.

Quanto a Moçambique, o “MMO Notícias” publica “Renamo expulsa João Machava por desobediência e violações dos estatutos do partido”. Segundo “O País”, o “MDM quer maior combate à corrupção na justiça”.

“‘Guiné-Bissau será incluída na agenda de cooperação da Itália com a África’ – diz o Presidente cessante Sissoco Embaló”, cita “O Democrata”.

No Brasil “O Globo” destaca o título ““Bebidas com metanol: governo Tarcísio acusa gestão Lula de ‘guerra política’ após suspeita de ligação com PCC”. A “Revista Oeste” menciona “CCJ da Câmara aprova projeto que restringe ações no STF”.

Sobre Cabo Verde o “Expresso das Ilhas” refere “​Apagões em Santiago: PAICV e UCID responsabilizam Governo. MpD aponta causas técnicas”. De acordo com o “Santiago Magazine”, o “Líder da UCID quer romper com ‘ciclo vicioso de governação centralizada’”.

Em Portugal o “Diário de Notícias” escreve “Presidenciais: CDS-PP prioriza Paulo Portas para se distanciar do PSD”. O “Público” informa que o Secretário-Geral do PS “Carneiro devolve críticas a Montenegro: há 800 habitações ilegais a ser construídas em terrenos do Estado em Almada”.

“Malabo consolida relações de amizade e cooperação com Washington DC” e “Resultados das contas nacionais trimestrais do segundo trimestre de 2025” são temas partilhados pelo site institucional do Governo da Guiné Equatorial.

“Governo timorense entrega proposta do Orçamento Geral do Estado de 2026 ao parlamento”, divulga o “Sapo Notícias” sobre Timor-Leste. No site do Governo do país lê-se “Coordenadora do Grupo de Trabalho para a Reforma do Setor da Justiça promove acordo de cooperação entre as Faculdades de Direito da UNTL e da Universidade de Lisboa”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Portugal: Detidos em Israel poderão sair "nos primeiros voos disponíveis" para a Europa

Portugal: Detidos em Israel poderão sair "nos primeiros voos disponíveis" para a Europa

A embaixadora de Portugal em Israel, Helena Paiva, conseguiu visitar os quatro portugueses detidos no país do Médio Oriente, entre…
FESTIVAL INTERNACIONAL DOURO JAZZ 2025

FESTIVAL INTERNACIONAL DOURO JAZZ 2025

SEXTA | 3/OUT | 21h30 – Orquestra de Jazz do Douro & Júlio Pereira SÁBADO | 4/OUT | 21h30 – Orquestra de…
Secretário Geral da ONU felicita Guiné Equatorial por assumir Presidência rotativa da CPLP em 2027

Secretário Geral da ONU felicita Guiné Equatorial por assumir Presidência rotativa da CPLP em 2027

Num encontro realizado no âmbito da 80ª Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, no dia 27 de Setembro, o…
Moçambique: Presidente da CTA reúne-se com representante do FMI

Moçambique: Presidente da CTA reúne-se com representante do FMI

O presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), Álvaro Massingue, reuniu-se nesta quinta-feira, 02 de outubro, com o…