Moçambique: Comissão Nacional de Eleições apela aos políticos para se inscreveram nas próximas eleições gerais

Arrancou, no início da semana, o processo de inscrição dos partidos políticos, coligações de partidos e grupos de cidadãos eleitorais interessados em participar nas próximas eleições presidenciais, legislativas, das assembleias provinciais e para governador da província, agendadas para o dia 09 de outubro.

A decorrer até ao dia 7 de maio, a inscrição de proponentes poderá ser feita na Comissão Nacional de Eleições (CNE). Logo no primeiro dia, foram agendadas as inscrições dos partidos PODEMOS e PEMO.

Segundo uma nota da CNE, os partidos políticos que celebrem convénios de coligação para fins eleitorais devem comunicar o facto, mediante apresentação de prova, sendo que o documento deve estar assinado conjuntamente pelos órgãos competentes dos respeivos partidos.

“Permitam-me exortar a todos os partidos políticos e grupos de cidadãos eleitores proponentes para que colaborem de boa-fé com os órgãos eleitorais e que submetam os processos para fins eleitorais como as candidaturas, dentro dos prazos estabelecidos, e quanto mais cedo melhor, para evitar constrangimentos de última hora”, disse Carlos Matsinhe, presidente da CNE.

“Não se impute culpa a CNE, chamando Matsinhe de diabo, para justificar inércia e atraso partidários. Como habitual, a oposição poderá culpar a Frelimo de fraude! Não vêm que a Frelimo também está atrasada? É maratona isso, vamos ver quem estará cansado no alcance da meta no final”, referiu o presidente da CNE.

Mediante as datas apresentadas pela CNE, alguns analistas políticos em Maputo mostram-se surpresos com a marcação tardia dos Congressos da Renamo (para meados de maio) e da Frelimo (dia 03 de maio), onde vão escolher os candidatos presidenciais.

Aurélio Sambo – Correspondente

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique participa na 55.ª Assembleia Plenária do FP-SADC

Moçambique participa na 55.ª Assembleia Plenária do FP-SADC

Moçambique vai estar presente na 55.ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC, na…
“Não sou nem pró-Israel nem pró-Palestina. Sou pró-ser humano”, afirma abade beneditino

“Não sou nem pró-Israel nem pró-Palestina. Sou pró-ser humano”, afirma abade beneditino

Quase sete meses após os terríveis ataques do Hamas e o início da ofensiva israelita em Gaza, o abade Nikodemus,…
Brasil: Governo português anuncia mudanças no atendimento consular no país

Brasil: Governo português anuncia mudanças no atendimento consular no país

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, realizou uma visita oficial de sete dias ao Brasil, entre 26…
Presidentes de Cabo Verde e Portugal cimentam excelência nas relações bilaterais

Presidentes de Cabo Verde e Portugal cimentam excelência nas relações bilaterais

“Cabo Verde e Portugal constituem, nas suas relações, uma enorme referência. Assumimos como compromisso, tudo fazer para nos curarmos das…