ONU suspeita de pelo menos 17 valas comuns em Kasai na RDC

A violência na antiga província de Kasai, na República Democrática do Congo (RDC), desencadeada pela milícia Kamuina Nsapu, foi motivo para uma reunião da Comissão dos Direitos Humanos das Nações Unidas em Genebra esta quarta-feira, 22 março.

Enquanto as autoridades congolesas confirmam a violência, o indiciamento de sete militares por crimes contra a humanidade e a investigação de duas valas comuns na antiga província de Kasai, as Nações Unidas, por sua vez, estão preocupadas com a alegada existência de pelo menos 17 valas comuns no centro e parte oriente do Kasai, assim como com os entraves ao acesso a esses locais e ao exercício do seu mandato.

Pelo menos 99 civis morreram entre janeiro e fevereiro, incluindo 18 crianças, por sua suposta participação na milícia Kamuina Nsapu. O Comité dos Direitos Humanos da ONU fala de graves violações dos direitos humanos no Kasai, como evidenciam as 10 valas comuns já mapeadas entre Tshimbulu e Nkoto.

O Secretário-Geral Adjunto para os Direitos Humanos, Andrew Gilmour garante que há mais valas comuns e denunciou os obstáculos ao trabalho dos investigadores da ONU que chegaram a ser ameaçados por agentes da segurança.

A ministra dos Direitos Humanos, Marie-Ange Mushobekwa por sua vez, reconheceu que houve deslizes no exército, mas, reiterou que não houve ordens para matar civis desarmados e garantiu que tais atos não ficarão impunes, lembrando a investigação iniciada pela justiça militar com o indiciamento de sete militares por crimes contra a humanidade.

As autoridades também prometeram realizar um julgamento público para julgar os responsáveis.

A Comissão dos Direitos da Humano da ONU, apelaram mais uma vez para o estabelecimento de uma comissão internacional de inquérito para o Kasai, dado o elevado número de valas comuns.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Brasil: Adélio Amaro distinguido pela Academia Luso-Brasileira de Letras

Brasil: Adélio Amaro distinguido pela Academia Luso-Brasileira de Letras

O escritor leiriense Adélio Amaro foi empossado membro correspondente da Academia Luso-Brasileira de Letras (ALBL), uma entidade com sede no…
Goa: Candidato do Congresso afirma que Constituição indiana foi ‘forçada’ a Goa

Goa: Candidato do Congresso afirma que Constituição indiana foi ‘forçada’ a Goa

As declarações de Viriato Fernandes, candidato do Partido do Congresso, estão a provocar controvérsia nacional depois de ter afirmado que…
Moçambique: Mais de 1500 alunos sem aulas em Cabo Delgado

Moçambique: Mais de 1500 alunos sem aulas em Cabo Delgado

O Diretor da Educação, Juventude e Tecnologia do distrito de Ibo, Magide das Neves, revelou que mais de 1500 alunos…
Beirute relembra Genocídio Arménio

Beirute relembra Genocídio Arménio

Esta terça-feira, milhares de pessoas reuniram-se, em Beirute, para comemorar o 109° aniversário do genocídio Arménio. A maioria dos participantes,…