Guiné-Bissau: Morreu militar detido na suposta tentativa de golpe de Estado

Militar detido na sequência de alegada tentativa de golpe de Estado em 2022, acabou morreu no Hospital Militar em Bissau, onde estava internado.

Fonte militar indicou esta sexta-feira (31.05) que “Papa Fanhe que estava internado no Hospital Militar, onde foi evacuado num estado crítico”, acabou por falecer na noite da quinta-feira.

A mesma fonte disse ainda à e-Global que “outros militares, como Júlio Mambali e Bubo Na Tchuto, também se encontram doentes nas selas”.

As autoridades ainda não anunciaram oficialmente a morte do militar do Estado-Maior da Armada, mas o colectivo de advogados anunciou que iria reagir mais tarde.

O Julgamento dos militares detidos no âmbito de alegada tentativa de golpe de Estado de 1 de Fevereiro de 2022 deverá decorrer na próxima terça-feira, 4  de Junho.

Entretanto, o ex-ministro da Economia e Finanças, Suleimane Seidi, e do ex-secretário de Estado do Tesouro, António Monteiro, devem ser ouvidos esta sexta-feira no âmbito dos inquéritos da Justiça Militar à alegada tentativa de golpe de Estado (30 de Novembro e 1 de Dezembro de 2023).

Os dois ex-governantes tinham sido retirados das celas da Polícia Judiciária pelos elementos da Guarda Nacional, numa acção que resultou em trocas de tiros entre a Guarda Nacional e as Forças Armadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Guiné-Bissau: Detenções e desaparecimento de militares abalam forças armadas

A menos de um mês das eleições gerais...

0

Guiné-Bissau: Campanha eleitoral arranca sob tensão e ausência de propostas políticas

A campanha eleitoral para as eleições gerais de...

0

Associação Portuguesa dos Autarcas Monárquicos defende atribuição da nacionalidade portuguesa aos Antigos Combatentes Portugueses Nativos da Guiné Portuguesa

Num encontro marcado pela emoção e pela homenagem,...

0