Um grupo de investigadores do Reino Unido e da China desenvolveu uma molécula inédita que consegue absorver os gases do efeito estufa. O material poroso mostrou-se eficiente em testes para absorver dióxido de carbono e hexafluoreto de enxofre (SF6).
O trabalho que descreve a sintetização do material em laboratório foi publicado na revista Nature Synthesis. A molécula é produzida em duas etapas, primeiro com reações que formam blocos de construção de prismas triangulares, e, depois, reunindo-se em gaiolas tetraédricas maiores e mais simétricas.
A molécula que se forma neste processo consegue atrair e reter gases do efeito estufa, principalmente o dióxido de carbono. Além disso, o material mostrou-se estável na água, o que permite que seja utilizado para capturar carbono em ambientes industriais através do fluxo de gases húmidos.
Algumas experiências laboratoriais mostraram ainda que a molécula consegue absorver o hexafluoreto de enxofre, o gás com efeito estufa mais potente, segundo o Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas. Este gás permanece na atmosfera entre entre 800 a 3200 anos, um valor temporal muito maior em comparação com o CO2, que fica entre 5 e 200 anos. O hexafluoreto de enxofre é cerca de 23 500 vezes mais poluente quando calculado a permanência na atmosfera por 100 anos.
A descoberta abre uma nova esperança no combate às causas das alterações climáticas, apesar de serem necessários mais testes, numa altura em que a pesquisa por novos materiais para a captura de poluentes aumenta.