Cientistas descobrem novo mecanismo responsável pela disseminação da infeção pela bactéria Salmonella

Um estudo internacional liderado por investigadores da Universidade de Coimbra (UC) revelou um novo mecanismo de infeção específico da Salmonella. Este mecanismo pode ser importante para o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas para travar infeções causadas por esta bactéria.

A infeção provocada por Salmonella ocorre após a ingestão de alimentos contaminados e afeta principalmente o trato digestivo. As pessoas infetadas podem desenvolver enjoos, cólicas, diarreia, febre e vómitos. Geralmente, as células do corpo humano quando são infetadas por vírus ou bactérias comunicam com as células vizinhas saudáveis para orquestrar uma resposta contra a infeção.

Neste estudo, os investigadores mostram o efeito oposto: as células infetadas por Salmonella libertam proteínas que facilitam a infeção das células vizinhas. Por esta razão, foi necessário avaliar e identificar “moléculas-chave” envolvidas no processo de infeção e disseminação, para melhor compreender onde atuar para impedir a infeção.

Em particular, os investigadores identificaram uma proteína, a E2F1, que se encontra diminuída durante a infeção por Salmonella, quer nas células do hospedeiro, que estão infetadas com a bactéria, quer nas células vizinhas. A diminuição da proteína E2F1 leva à desregulação da expressão de moléculas envolvidas no controlo da interação bactéria-hospedeiro, particularmente microRNAs (pequenas sequências de ARN não-codificantes), o que por sua vez promove a multiplicação da bactéria nas células infetadas.

Segundo a líder do estudo, Ana Eulálio, «trata-se de um novo mecanismo que aumenta o nosso conhecimento sobre as interações complexas estabelecidas entre as nossas células e os microrganismos, neste caso a bactéria Salmonella».

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Brasil: Entidades de Coimbra juntaram-se ao Senado brasileiro para “valorizar a língua portuguesa”

Brasil: Entidades de Coimbra juntaram-se ao Senado brasileiro para “valorizar a língua portuguesa”

O Senado Federal do Brasil, a Câmara Municipal de Coimbra e a Associação Portugal Brasil 200 Anos assinaram, na semana…
Sudão: Guerra provocou a maior crise de deslocados do mundo

Sudão: Guerra provocou a maior crise de deslocados do mundo

Começou há um ano. A data assinala-se precisamente hoje, dia 15 de Abril. O conflito entre dois exércitos, entre dois…
Chile e França firmam laços de cooperação para produção de vinho através de IA

Chile e França firmam laços de cooperação para produção de vinho através de IA

Um investimento de 1,5 biliões de dólares e a união de esforços de capitais públicos e privados do Chile e…
Timor-Leste: Fretilin critica demolições em Díli

Timor-Leste: Fretilin critica demolições em Díli

O Governo timorense iniciou na semana passada uma “limpeza” em vários bairros de Díli, capital timorense, para acabar com o…