Viagra e vacina contra herpes-zóster mostram potencial no combate ao Alzheimer

Um novo estudo liderado pela Universidade de Exeter identificou três medicamentos já existentes que podem vir a ser reaproveitados no tratamento ou prevenção da doença de Alzheimer. Entre os candidatos mais promissores estão a vacina contra o herpes-zóster (Zostavax), o sildenafil (conhecido comercialmente como Viagra) e o riluzol, usado em doenças do neurónio motor.

A investigação, publicada na revista Alzheimer’s Research & Therapy, analisou 80 medicamentos aprovados, com o objectivo de encontrar opções que possam proteger o cérebro sem necessidade de desenvolver novos fármacos de raiz. Este processo, conhecido como reaproveitamento de medicamentos, pode reduzir significativamente o tempo e os custos associados ao desenvolvimento de tratamentos.

Entre os três candidatos, a vacina contra o herpes-zóster destacou-se como a mais promissora. Estudos anteriores sugerem que pessoas vacinadas apresentam cerca de 16% menos risco de desenvolver demência, possivelmente devido à forma como a vacina interage com o sistema imunitário e reduz processos inflamatórios associados à doença.

O sildenafil também demonstrou potencial, ao melhorar o fluxo sanguíneo cerebral e proteger as células nervosas. Já o riluzol revelou efeitos positivos na redução da acumulação de proteínas tóxicas no cérebro e na melhoria da função cognitiva em estudos experimentais.

Apesar dos resultados encorajadores, os especialistas sublinham que são necessários ensaios clínicos em humanos para confirmar a eficácia e segurança destes medicamentos no tratamento do Alzheimer. Se os benefícios forem comprovados, esta abordagem poderá acelerar o desenvolvimento de novas terapias para uma doença que afecta milhões de pessoas em todo o mundo e ainda não tem cura.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Estudo sugere que Parkinson pode ter várias formas diferentes

Um novo estudo realizado por investigadores do Vlaams...

0

Estudo aponta testosterona como aliada no combate à gordura abdominal ligada ao envelhecimento

Investigadores da Universidade de Connecticut descobriram uma possível...

0

Estudo sugere que a genética pode influenciar mais o sucesso do que o ambiente familiar

Um estudo conduzido por pesquisador da Universidade de...

0