Brasil: Apresenta novo submarino fruto de programa conjunto “em prol da paz”

O presidente da França, Emmanuel Macron, participou, no Brasil, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no último dia 27 de março, no baptismo e lançamento ao mar do submarino “Tonelero” (S42), no Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro. A embarcação foi fabricada inteiramente no Brasil e integra o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (ProSub), resultado da Parceria Estratégica Brasil-França, firmada em 2008, cujo orçamento ronda os R$ 40 mil milhões, cerca de oito mil milhões de euros.

“O ProSub é o maior e mais importante projeto de cooperação internacional em assuntos de defesa do Brasil. Ele garante a soberania brasileira no nosso litoral, fortalece a indústria naval, com geração de emprego e rendimento, e promove o desenvolvimento do setor com muita inovação”, afirmou o presidente Lula durante a cerimónia.

Lula destacou ainda que o “Tonelero” é o terceiro da série de submarinos convencionais desenvolvidos em parceria com a França, a partir de 2008. “O Brasil já conta com dois submarinos da classe Scorpène, o ‘Riachuelo’ e o ‘Humaitá’. Em 2025, ano do bicentenário das relações com a França, lançaremos ao mar um quarto, o ‘Angostura’”, disse Lula, que revelou que também está prevista a fabricação do submarino brasileiro com propulsão nuclear: o “Álvaro Alberto”.

Durante o seu discurso, o presidente francês expressou o orgulho por presenciar o lançamento do submarino ‘Tonelero’. “Vocês o batizaram com o nome de uma grande vitória da história brasileira. E, de facto, esse submarino é uma vitória, nem que fosse apenas pelo seu berço, aqui mesmo, pois há apenas 16 anos este lugar de Itaguaí era apenas florestas e pântanos. Mas, hoje, é um dos estaleiros de construção de submarinos mais modernos no mundo e o único no hemisfério Sul”, realçou Macron.

Segundo apurámos, com o complexo instalado na Baía de Sepetiba, no Rio de Janeiro, o Brasil “posiciona-se entre um pequeno grupo de países que domina a construção de submarinos”.

Diante dos convidados presentes na cerimónia, Lula também ressaltou que a cooperação entre o Brasil e a França na área de defesa não se limita à dimensão naval e inclui helicópteros produzidos em Itajubá, em Minas Gerais, única fábrica de helicópteros da América Latina e resultado do consórcio Helibras/AIRBUS.

“A continuidade das suas operações e possível expansão para aeronaves de uso civil estão em linha com a política brasileira de neoindustrialização. O presidente Macron e eu concordamos em ampliar esse esforço com a criação do Comité Bilateral de Armamentos, com foco no desenvolvimento de sinergias e promover maior equilíbrio no nosso comércio de produtos de defesa”, anunciou Lula.

Porém, Lula aproveitou o momento para assegurar que o governo brasileiro não quer usar os conhecimentos da tecnologia nuclear para fazer guerra. “Nós queremos ter o conhecimento para garantir, a todos os países que querem paz, que saibam que o Brasil estará ao lado de todos, porque a guerra não constrói, a guerra destrói. O que constrói é desenvolvimento, é conhecimento científico, é conhecimento tecnológico e é nessa área que nós queremos fortalecer a nossa parceria com o povo francês”, disse.

Especialistas explicam que o “Tonelero” tem mais de 71 metros de comprimento e possui deslocamento submerso de 1.870 toneladas. Após colocado na água, o “Tonelero” dará início ao processo de testes para avaliar as condições de estabilidade no mar e os sistemas de navegação e de combate.

Equipados com sensores modernos, mísseis e torpedos, os submarinos construídos no âmbito do ProSub possuem alta capacidade dissuasória por serem armas letais de difícil localização quando submersos. A possibilidade da presença de submarinos numa área marítima obriga qualquer força naval oponente a mobilizar muitos meios e esforços para a localização e o combate a essas embarcações.

Ígor Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Brasil: Entidades de Coimbra juntaram-se ao Senado brasileiro para “valorizar a língua portuguesa”

Brasil: Entidades de Coimbra juntaram-se ao Senado brasileiro para “valorizar a língua portuguesa”

O Senado Federal do Brasil, a Câmara Municipal de Coimbra e a Associação Portugal Brasil 200 Anos assinaram, na semana…
Sudão: Guerra provocou a maior crise de deslocados do mundo

Sudão: Guerra provocou a maior crise de deslocados do mundo

Começou há um ano. A data assinala-se precisamente hoje, dia 15 de Abril. O conflito entre dois exércitos, entre dois…
Chile e França firmam laços de cooperação para produção de vinho através de IA

Chile e França firmam laços de cooperação para produção de vinho através de IA

Um investimento de 1,5 biliões de dólares e a união de esforços de capitais públicos e privados do Chile e…
Timor-Leste: Fretilin critica demolições em Díli

Timor-Leste: Fretilin critica demolições em Díli

O Governo timorense iniciou na semana passada uma “limpeza” em vários bairros de Díli, capital timorense, para acabar com o…