Brasil: Primeiro-ministro alemão defende conclusão do Acordo Brasil/União Europeia

Olaf Scholz, primeiro-ministro da Alemanha, revelou que ainda há esforços para a conclusão do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia (UE) e que o bloco europeu necessita definir sua posição em relação a um acordo equilibrado. Em oposição ao acordo está a França.

Durante a conferência de imprensa conjunta, em Berlim, Lula afirmou que continuará a trabalhar em prol do acordo enquanto tiver oportunidade, destacando que seria irracional não finalizar a parceria após 23 anos de negociações. “Eu não vou desistir enquanto não conversar com todos os presidentes e ouvir o não de todos,” revelou Lula da Silva. Por sua vez, Scholz assegurou que tanto a Alemanha como o Brasil desejam concluir o acordo entre os dois blocos.

A Espanha, que preside ao Conselho da UE, partilha a visão de que as negociações podem ser encerradas até o final deste ano, conforme informou uma fonte do Ministério da Economia espanhol à agência Reuters.

Durante um evento realizado no Rio de Janeiro, no início desta semana, a embaixadora Gisela Padovan abordou a questão do acordo entre Mercosul e UE ao ser questionada sobre o posicionamento do presidente francês, Emmanuel Macron, que classifica o acordo como antiquado.

“Não é nenhuma novidade (a declaração de Macron). A França sempre foi um dos países que se opôs tradicionalmente ao acordo pela quantidade de subsídios agrícolas que existem naquele país. Então isso não é surpresa, mas a gente está contando com países como a Alemanha e como a Espanha, que têm interesse de buscar um acordo que seja bom para os dois lados”, disse a embaixadora.

O Brasil procura o apoio dos dois países europeus para superar os impasses nas negociações, conforme destacou Padovan, secretária da América Latina e Caribe do Itamaraty, nesta segunda-feira. A embaixadora afirmou que há vontade política para alcançar um consenso benéfico para ambas as partes.

Carlos Vasconcelos – Correspondente

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola com despesa de quase USD 770 milhões na importação de combustíveis

Angola com despesa de quase USD 770 milhões na importação de combustíveis

Angola gastou cerca de 769 milhões de dólares norte-americanos só no primeiro trimestre de 2024 com a importação de combustíveis…
Moçambique: Funcionários públicos acusados de desviar milhões dos fundos da Covid-19

Moçambique: Funcionários públicos acusados de desviar milhões dos fundos da Covid-19

O Gabinete Central de Combate à Corrupção em Moçambique deduziu uma acusação contra seis funcionários públicos, quadros do Ministério da…
Nigéria: Sacerdote pede ao governo que proteja a vida dos cristãos após mais um massacre na Diocese de Pankshin

Nigéria: Sacerdote pede ao governo que proteja a vida dos cristãos após mais um massacre na Diocese de Pankshin

Trinta e nove cristãos foram mortos numa série de novos ataques na região central da Nigéria desde o dia 1…
Moçambique participa na 55.ª Assembleia Plenária do FP-SADC

Moçambique participa na 55.ª Assembleia Plenária do FP-SADC

Moçambique vai estar presente na 55.ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC, na…