Brasil: novo representante de Taiwan no país defende “nova fase” de cooperação bilateral

Taiwan e Brasil deverão estreitar ainda mais os laços e aprofundar a cooperação bilateral em diversas áreas, principalmente, nos segmentos de economia, cultura e tecnologia, inaugurando, assim, uma nova fase no relacionamento entre os países. É o que assegurou o novo representante de Taiwan no Brasil, Benito Liao, ao tomar posse do cargo, no último dia 29 de novembro.

Este representante, que acaba de chegar ao Brasil, na sua primeira entrevista à imprensa expressou o compromisso em “continuar o progresso já alcançado”. Benito Liao destacou que os dois países partilham valores universais, como “liberdade, democracia e respeito pelos direitos humanos”.

Liao externou o desejo de “reforçar, de maneira mais sólida, os laços entre ambos os países na era pós-pandemia, mantendo uma proximidade com o Legislativo e intensificando a colaboração com o Executivo, visando benefícios recíprocos para ambos os povos”.

“Taiwan e Brasil têm um grande potencial de cooperação em diversas áreas, incluindo economia, cultura e tecnologia. Temos o compromisso de aprofundar ainda mais essas relações complementares e promover, ativamente, programas de bolsas de estudos destinados ao aprendizado da língua mandarim, uma forma, também, de fortalecer os laços entre os dois países”, destacou Liao, que enfatizou a posição global de Taiwan no comércio mundial, com destaque para a força da economia taiwanesa, predominantemente, orientada para exportação: é a 21ª maior economia global (15ª maior em exportações e 18ª maior em importações), com grande competitividade, especialmente, nas áreas de alta tecnologia.

No segmento tecnológico, Taiwan desempenha um papel crucial nas cadeias de suprimentos globais, ocupando o sexto lugar no ranking mundial, de acordo com o Relatório Anual de 2023 do Instituto de Administração de Lausanne (IMD) da Suíça.

“Este é um momento extremamente importante, uma oportunidade de colaboração mútua, em que as duas nações podem trabalhar juntas para construir uma amizade mais estreita e trazer benefícios tangíveis para ambos os povos”, disse este representante, que agradeceu o “apoio do Brasil a Taiwan e reforçou o apreço pelo país e a confiança em uma era renovada de cooperação próspera entre os ambos”.

Ígor Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: MpD garante cumprimento do quadro legal de contratação pública por ajuste direto

Cabo Verde: MpD garante cumprimento do quadro legal de contratação pública por ajuste direto

O secretário-geral do Movimento para a Democracia (MpD), Luís Carlos Silva, assegurou que o Governo cabo-verdiano tem cumprido o quadro…
Angola: Isabel dos Santos diz que "alerta vermelho" da Interpol tem "informações falsas"

Angola: Isabel dos Santos diz que "alerta vermelho" da Interpol tem "informações falsas"

A empresária angolana Isabel dos Santos vai contestar o “alerta vermelho” da Interpol, solicitado pelo Estado angolano, por se basear…
Timor-Leste: Xanana diz que timorenses são "verdadeiro motor de desenvolvimento"

Timor-Leste: Xanana diz que timorenses são "verdadeiro motor de desenvolvimento"

O primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, falou nesta sexta-feira, 17 de maio, sobre a importância de capacitar e formar recursos humanos no…
Macau: Antigos jogadores portugueses promovem prática de atividades desportivas

Macau: Antigos jogadores portugueses promovem prática de atividades desportivas

Decorre este sábado, no Centro Desportivo Olímpico – Zona Multiusos, na Taipa, o evento “Legends of Tomorrow”, que vai integrar…