O Ministério da Saúde confirmou 225 casos de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Segundo o boletim divulgado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), há 16 casos confirmados e 209 em investigação em 13 estados brasileiros.
O estado de São Paulo concentra a maior parte das notificações, com 192 registros — sendo 14 confirmados e 178 ainda sob análise. O Ceará notificou o primeiro caso suspeito, enquanto a Bahia e o estado de Espírito Santo descartaram os casos inicialmente reportados.
Entre os estados com notificações estão o Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rondônia, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará.
O país contabiliza ainda 15 óbitos relacionados à possível intoxicação, sendo dois confirmados em São Paulo e 13 em investigação — distribuídos entre São Paulo (7), Pernambuco (3), Mato Grosso do Sul (1), Paraíba (1) e Ceará (1).
O Ministério da Saúde informou que os dados são atualizados diariamente, a partir das 17h, e estão sujeitos a revisão à medida que as secretarias estaduais enviam novas informações.