As estruturas do Movimento para a Democracia (MpD) no Porto Novo, localizado na ilha de Santo Antão, insistem que o Governo cabo-verdiano deve continuar a estrada de desencravamento do vale agrícola de Alto Mira, um dos mais produtivos da zona.
“Há esta necessidade de continuar a ligação rodoviária do vale de Alto Mira, com vias principais e secundárias, permitindo melhores condições de circulação de pessoas, acesso aos terrenos agrícolas e, o mais importante, maior intercâmbio agrícola”, pode ler-se numa nota da comissão política regional do partido no Porto Novo.
No documento publicado pelo coordenador do partido no referido concelho, Damião Medina, é principalmente destacada a necessidade de se desencravar as zonas de Faial e Dominguinhas, no interior de Alto Mira.
“E por esta razão, o Governo e os seus parceiros estão a trabalhar na mobilização de recursos para o desencravamento de Faial e Dominguinhas e construção de pequenos ramais secundários”, refere.
As estruturas do MpD no Porto Novo partilham também da preocupação dos agricultores em Alto Mira de que há a necessidade de prospeção de água subterrânea nessa localidade, “tendo em conta a escassez de chuva ultimamente”, que está a ter reflexos no caudal das nascentes.
Os agricultores estão a preparar uma exposição ao ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, onde será pedida a execução de um furo nessa zona, como forma de suprir a escassez de água para a irrigação, sobretudo no terceiro povoado e Faial.