Cabo Verde: Presidente recebe líder do PAICV antes de reunião em Nova Iorque

Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca

Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca

O Presidente da República cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, vai receber em audiência nesta terça-feira, 17 de setembro, a líder do PAICV, Janira Hopffer Almada, antes de seguir para uma reunião da Internacional Socialista (IS) em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA).

Para a dirigente, o encontro, que decorrerá no Palácio do Platô, na Praia, servirá para solicitar contribuições e sugestões do Chefe do Estado antes de este partir em viagem. De acordo com a nota divulgada, a audiência ocorre dias antes de a presidente do maior partido na oposição participar, na qualidade de Vice-Presidente, na habitual reunião anual do Presidium da IS, a ter lugar na Sede das Nações Unidas, e que começará no dia 25 deste mês.

“A Reunião do Presidium da Internacional Socialista, uma oportunidade para o intercâmbio de ideias sobre assuntos candentes da Agenda Global e alguns temas-chaves da Assembleia-Geral deste ano, debruçará, essencialmente, sobre as mudanças climáticas, a COP25 – Conferência das Partes da Convenção da Convenção do Clima das Nações Unidas que, este ano ocorrerá, de 11 a 22 de Novembro, no Chile – e o desenvolvimento sustentável”, pode ler-se no documento.

Quanto às mudanças climáticas, a nota salienta que o PAICV aderiu ao “apelo global para uma sociedade mundial sustentável, antes que seja tarde”, lançado pela Internacional Socialista, a maior família política progressista global. Considera que, com esta adesão, “comprometeu-se a redobrar os esforços no sentido de propiciar uma revolução de ideias, de políticas e de estilos de vida que respondam a estes novos desafios, para criar um novo paradigma de como atuamos, como produzimos e como consumimos”.

Para a materialização desse desiderato, o partido defende que os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) passem a fazer parte dos programas de educação básica, de formação profissional e de investigação e desenvolvimento, como também das decisões políticas.

“Já no tocante ao desenvolvimento sustentável, o PAICV tem criticado a falta de visão e de estratégia do atual governo, ao mesmo tempo que, defende uma verdadeira agenda de transformação económica do país, através do aumento da capacidade competitiva de Cabo Verde, da diversificação da base produtiva, da melhoria da eficiência e da relevância do sistema educativo e da aposta na formação das competências que o arquipélago precisa”, refere ainda.

O PAICV entende, por outro lado, que o Turismo, a Economia Marítima, a modernização da agricultura e da pecuária no Mundo Rural, as energias renováveis e as novas Tecnologias de Informação e Comunicação desempenham um papel fundamental neste processo.

Durante a sua permanência nos EUA, Hopffer Almada manterá contactos com as estruturas da organização política e a comunidade cabo-verdiana, radicada no local. Tudo “no intuito de compartilhar com todos a difícil conjuntura socioecónomica que Cabo Verde atravessa, fruto da atuação desastrosa da atual maioria, os próximos desafios eleitorais e a necessidade premente de se conferir um novo rumo à governação do país”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola com despesa de quase USD 770 milhões na importação de combustíveis

Angola com despesa de quase USD 770 milhões na importação de combustíveis

Angola gastou cerca de 769 milhões de dólares norte-americanos só no primeiro trimestre de 2024 com a importação de combustíveis…
Moçambique: Funcionários públicos acusados de desviar milhões dos fundos da Covid-19

Moçambique: Funcionários públicos acusados de desviar milhões dos fundos da Covid-19

O Gabinete Central de Combate à Corrupção em Moçambique deduziu uma acusação contra seis funcionários públicos, quadros do Ministério da…
Nigéria: Sacerdote pede ao governo que proteja a vida dos cristãos após mais um massacre na Diocese de Pankshin

Nigéria: Sacerdote pede ao governo que proteja a vida dos cristãos após mais um massacre na Diocese de Pankshin

Trinta e nove cristãos foram mortos numa série de novos ataques na região central da Nigéria desde o dia 1…
Moçambique participa na 55.ª Assembleia Plenária do FP-SADC

Moçambique participa na 55.ª Assembleia Plenária do FP-SADC

Moçambique vai estar presente na 55.ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC, na…