Cabo Verde: PAICV diz que aval à CVInterilhas demonstra “intransparência do concurso”

Nuias Silva, PAICV

Nuias Silva, PAICV

O PAICV considera que o aval dado pelo Estado cabo-verdiano a um empréstimo de 518 mil contos (cerca de 4.697 euros) pela Cabo Verde Interilhas demonstra a “intransparência do concurso e a inconsistência das suas medidas”. 

A declaração foi feita nesta segunda-feira, 16 de setembro, pelo deputado e vice-presidente do maior partido da oposição, Nuías Silva, que acrescentou que o Governo não está a respeitar o as regras estabelecidas no concurso de concessão do serviço marítimo interilhas, podendo ler-se no contrato que o “concessionário obriga-se a suportar, por sua conta e risco, todos os encargos resultantes da exploração da concessão”. 

“Entenda-se aqui incluído todo o risco comercial e o risco de exploração e surpreendendo todos os cabo-verdianos. O Executivo do Ulisses Correia e Silva fez publicar, no Boletim Oficial, a Resolução nº114/2019, de 13 de setembro, onde o Governo autoriza a Direcção-Geral do Tesouro a conceder um aval de 518 mil contos à Cabo Verde Interilhas, como garantia de um empréstimo bancário a ser negociado por esse consórcio com a Caixa Económica e o Internacional Investment Bank – IIB, sem no entanto especificar como esse montante será aplicado”, afirmou. 

Para o PAICV, “a inconsistência das medidas deste Governo e a intransparência desta Governação vão ficando cada vez mais evidentes e preocupantes, indo ao ponto de aquilo que o Governo do MpD negou aos Armadores cabo-verdianos dá agora a uma empresa maioritariamente estrangeira, por razões que a própria razão desconhece”. 

“A conclusão a que chegamos, decorridos estes poucos meses da concessão e com o caos gerado, é que o parceiro estratégico não tinha dinheiro, não tinha know-how e nem tinha as condições de acesso ao capital sem as garantias do Estado. Garantias essas que foram inexplicavelmente recusadas aos armadores nacionais”, sublinhou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Goa: Eleições gerais mobilizam 900 milhões de eleitores

Goa: Eleições gerais mobilizam 900 milhões de eleitores

A Índia começou, esta sexta-feira, o processo eleitoral de escolha dos 543 deputados à câmara baixa do Parlamento (Lok Sabha)…
FMI estima queda do crescimento económico de Angola

FMI estima queda do crescimento económico de Angola

O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima um crescimento económico de 2,6% para o ano de 2024 em Angola, e de…
Macau: FMI prevê crescimento de 13,9%, este ano, e 9,6%, em 2025

Macau: FMI prevê crescimento de 13,9%, este ano, e 9,6%, em 2025

O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima que a Região terá, este ano, um crescimento da economia de 13,9%, registando um…
Festival da Língua e da Liberdade na Cidade arranca em maio

Festival da Língua e da Liberdade na Cidade arranca em maio

Vai decorrer, no Centro Cultural de Belém (CCB), nos dias 4 e 5 de maio, o FeLiCidade – Festival da…