Guiné-Bissau: COLIDE-GB faz radiografia política e apresenta sugestão para saída para a crise

Palácio da República, Bissau

O partido Convergência Nacional para a Liberdade e o Desenvolvimento (COLIDE-GB) apresentou um recapitulativo do mandato de Sissoco Embaló desde o início ao término em 27 de Fevereiro de 2025.

No documento, denominado Memorando n01/2025, o partido liderado pelo antigo Procurador-Geral da República Juliano Fernandes, destacou que a Guiné-Bissau “está a passar por uma das piores fases [senão mesmo a pior fase] da sua história recente, depois do 7 de Junho de 1998 e dos trágicos assassinatos ocorridos nos dias 1 e 2 de Março de 2009”.

Para a COLIDE-GB o mandato do Presidente da República começou no dia em que tomou posse pelo Presidente da Assembleia Nacional Popular, “numa sessão da Plenária do Parlamento, convocada, para o efeito, nos termos previstos na Constituição da República e no Regimento da ANP”, lê-se.

Relativamente ao término do mandato Presidencial que tem sido objecto controvérsia, o partido COLIDE-GB destacou no Memorando que, de acordo com o disposto no artigo 61º da Constituição da República “o mandato do Presidente da República tem a duração de cinco (05) anos”.

“O mandato do Presidente da República termina no dia em que completa cinco (05) anos no cargo. Pois é nesse dia que deve, impreterivelmente, ser empossado o novo Presidente da República eleito”, sublinhou.

O COLIDE-GB elencou também as restrições de liberdade de manifestação, crises nas áreas sociais, nomeadamente a educação e saúde, suspensão da democracia e disfuncionamento das instituições democráticas, a Economia do país que considera estar de rastos, com indicadores de pobreza, do desemprego e da penúria alimentar elevados e uma qualidade de vida das populações baixa.

O tráfico de droga, a corrupção e a delapidação dos recursos do erário público a atingir níveis incomportáveis, mereceram uma também análise a detalhada deste partido político da oposição.

“Está tudo virado de avesso e anda tudo à deriva, na completa anarquia, com riscos latentes sérios de derrapagem, se a consciência humana e humanística dos guineenses, como um colectivo, não for interpelada a parar, reflectir e pensar no que é preciso fazer para invertermos esta marcha e esta trajectória que nos está a levar, a uma velocidade supersónica, para o abismo”, refere o documento.

“A última oportunidade de que nos resta antes que o povo decida passar certificado de incompetência aos actores políticos (…) é ser o próprio povo a assumir o seu poder Constituinte originário por desacreditar no sistema de representatividade, através de eleições periódicas, vigente na nossa democracia”, disse.

O COLIDE-GB acredita no “consenso alargado”, no estabelecimento de “uma Agenda Nacional Única” sob um pacto de transição política, visando a saída da crise e retorno à normalidade Constitucional e à legalidade democrática.

Uma Agenda que para COLIDE-GB deverá definir “a gestão, modelo e os mecanismos do período de transição, a recomposição do Conselho Superior de Magistratura Judicial, plenário e organizar eleições no Supremo Tribunal de Justiça, designação de novos membros da Comissão Nacional de Eleições.

O COLIDE-GB apelou ainda à CEDEAO e a toda a comunidade internacional, que reconheça realmente “o dia 27 de Fevereiro de 2025, como o fim, definitivo e efectivo do mandato do Umaro Sissoco Embaló”.

Mamandin Indjai

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola: Líder da União Africana defende sanções contra promotores de conflitos

Angola: Líder da União Africana defende sanções contra promotores de conflitos

O Presidente da União Africana (UA), João Lourenço, defendeu a aplicação de sanções severas contra aqueles que fomentam tensões e…
Guiné-Bissau: APU-PDGB reage sobre o navio com cocaína e militares guineenses a bordo

Guiné-Bissau: APU-PDGB reage sobre o navio com cocaína e militares guineenses a bordo

A Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), quer que seja esclarecida a situação do navio apreendido…
UE renova sanções à Rússia após Hungria retirar veto

UE renova sanções à Rússia após Hungria retirar veto

A União Europeia conseguiu, esta sexta-feira, renovar as sanções contra mais de 2.400 indivíduos e entidades russas, após dias de…
Ministro da Economia aplaude escolha de Portugal para produzir novo carro elétrico da Volkswagen

Ministro da Economia aplaude escolha de Portugal para produzir novo carro elétrico da Volkswagen

A Volkswagen Autoeuropa foi a fábrica escolhida para produzir o novo carro elétrico da Volkswagen, o modelo ID.EVERY1, um investimento…