A Coligação PAI Terra Ranka e o Fórum de Salvação da Democracia [MADEM-G15, PRS e APU-PDGB], através do Presidente do Parlamento guineense, entregaram um documento à União Interparlamentar em Genebra, que também foi dirigido ao Presidente da Comissão da CEDEAO, e estendeu-se a todos os Chefes de Estado e de Governo dessa organização.
Na nota divulgada pelo Gabinete do Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), publicada nesta segunda-feira, 24.06, consta que a carta em questão foi assinada pelos dirigentes máximos da Plataforma de Aliança Inclusiva Terra Ranka (PAI-TR) e pelo Fórum de Salvação da Democracia (FSD), que reúne os partidos MADEM-G15, PRS e APU, que representam mais de 94% do hemiciclo nacional.
A nota assinada por Domingos Simões Pereira, entregue a União Interparlamentar, expressa “o consenso dos partidos políticos guineenses quanto à interpretação das modalidades para o retorno à normalidade democrática na Guiné-Bissau e respeito pela ordem constitucional, nomeadamente através da reabertura e funcionamento da ANP, a marcação imediata das eleições presidenciais para o corrente ano, a reposição do Supremo Tribunal de Justiça e a legalização da constituição e funcionamento da Comissão Nacional de Eleições”.
“Manifestam ainda os subscritores da carta, o interesse de que a força militar da CEDEAO estacionada no país retome o seu mandato original de apoio à estabilização do país e reforço da segurança geral da população e das instituições da República e não a missão a que se tem remetido, de acompanhamento das ações repressivas do Presidente da República”, lê-se.
O mesmo documento salienta que “com esta diligência, os partidos políticos da Guiné-Bissau, (…) devidamente representados pelo Presidente da ANP solicitam da UIP a assistência junto dos Estados-membros da CEDEAO por forma a deliberarem na Cimeira de Julho, evitando-se assim uma maior escalada da tensão política e o imediato retorno à normalidade”.
Mamandin Indjai