Guiné-Bissau: Nabiam acusa Sissoco de pretender eliminar líderes políticos guineenses

GB Nabiam

O antigo Primeiro-ministro e líder da APU-PDGB, Nuno Gomes Nabiam, acusou, esta quinta-feira, 11 de Julho, o Presidente da República de ter “intenções claras” de eliminar fisicamente os principais líderes políticos da Guiné-Bissau.

Nuno Gomes Nabiam proferiu as acusações durante uma conferência de imprensa promovida para abordar a situação política e económica vigente no país, na qual, durante longas horas, fez várias revelações dos tempos em que era aliado de Umaro Sissoco Embaló.

O líder da APU-PDGB disse que telefonara ao Ministro Sandji Fati, sobre a informação obtivera relativa à chegada de um contentor com armas que iria ser descarregado no porto e transportado para Presidência da República. “Disse-me que é a verdade, mas prometeu explicar-me depois”, contou Nabiam.

No dia seguinte, segundo o líder da APU-PDGB, Nuno Nabiam esteve com o Ministro Sandji Fati que lhe terá dito que aconselhara o Presidente da República de que o Ministério da Defesa devia ser informado e que as armas teriam que ser apresentadas ao Estado-Maior para “fazer um inventário para sua distribuição”, contou Nuno Gomes Nabiam.

Durante a conferência de imprensa, Nuno Gomes Nabiam denunciou “os planos” de Sissoco Embaló para eliminar os seus adversários políticos.

“O Presidente perdeu o norte. Quer liquidar todos nós, Braima Camará, Domingos Simões Pereira, Fernando Dias. Por isso mandou retirar a nossa segurança. Quem tem plano e armas para fazer golpe é o Presidente, temos que ousar falar a verdade”, disse o antigo primeiro-ministro.

Nabiam acusou ainda Umaro Sissoco Embaló de ser principal desestabilizador da Guiné-Bissau e defendeu a realização das eleições presidenciais no decurso de este ano.

A 27 de fevereiro de 2020, Nuno Gomes Nabiam, então vice-presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), presidira a tomada posse simbólica do Presidente da República Umaro Sissoco Embaló, com minoria de deputados eleitos na X legislatura, quando ainda decorria um contencioso eleitoral e à revelia do presidente do parlamento Cipriano Cassamá.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Mianmar: ONU alerta para agravamento da crise e pede cessar-fogo imediato

Mianmar: ONU alerta para agravamento da crise e pede cessar-fogo imediato

Quase três meses após um devastador terremoto atingir Mianmar, o país segue mergulhado numa guerra civil brutal desencadeada após o…
Cabo Verde: PAICV aponta "falhas graves" na governação económica

Cabo Verde: PAICV aponta "falhas graves" na governação económica

O deputado do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Julião Varela, acusou o Governo de fracasso económico, ao…
Nova nanotecnologia transforma poluição da água em fertilizantes

Nova nanotecnologia transforma poluição da água em fertilizantes

Cientistas da Universidade de Washington, em St. Louis, criaram uma nanotecnologia inovadora capaz de remover nutrientes em excesso das águas…
União Europeia atualiza regras para tornar detergentes mais seguros e ecológicos

União Europeia atualiza regras para tornar detergentes mais seguros e ecológicos

O Conselho e o Parlamento Europeu chegaram a um acordo provisório para atualizar o regulamento dos detergentes e surfactantes, com…