Guiné-Bissau não dispõe de infra-estruturas para lidar com o Coronavírus

hospital simão mendes GB

O director geral do Hospital Nacional Simão Mendes, Agostinho Semedo, garante que a Guiné-Bissau não dispõe de infra-estruturas adequadas para lutar contra a pandemia do Novo Coronavírus / Covid-19.

“Nós estamos a preparar o lugar, para se existir um caso grave transportar para cá, mas não temos infra-estruturas para lidar com o problema”, frisou Semedo.

Agostinho Semedo falava à e-Global esta terça-feira, 31 de Março, tendo destacado que a desorganização é um dos pontos que pode aumentar a propagação do vírus. “O povo guineense é um povo desorganizado, os trabalhadores têm de parar e ir para casa, os jovens têm de parar de sentar nas ruas em grupos”, disse.

Segundo Agostinho Semedo as forças de defesa e segurança deveriam agir e impedir as pessoas de se deslocarem sem motivos urgentes, e obrigar a população a permanecer em casa. Para director geral do Hospital Nacional Simão Mendes “o povo pode comer hoje e depois aguentar um dia e comer no outro dia”, uma opção que é preferível a arriscar a vida e ficar contaminado.

Relativamente às críticas que circulam nas redes sociais guineenses, referentes ao local onde foram instaladas tendas para os infectados com Covid-19, o director do hospital defende que estas foram instaladas por um técnico especialista que alegou que é o melhor lugar para evitar que uma pessoa infectada não contamine outras na mesma instituição hospitalar.

Laurena Carvalho Hamelberg

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Revista de Imprensa Lusófona de 06 de outubro de 2025

Revista de Imprensa Lusófona de 06 de outubro de 2025

No Brasil a “Folha de S.Paulo” destaca o título “Centrão avança nos estados e projeta mais candidaturas aos governos em…
Rio de Janeiro receberá a semana global para “unir agendas” de clima e biodiversidade em 2026

Rio de Janeiro receberá a semana global para “unir agendas” de clima e biodiversidade em 2026

A Prefeitura do Rio de Janeiro, em parceria com a organização Global Citizen e a ONG Re:wild, anunciou no sábado,…
Portugal: OE2026 - Escalões de IRS atualizados em 3,51%

Portugal: OE2026 - Escalões de IRS atualizados em 3,51%

A proposta de Orçamento do Estado para 2026 (OE2026) vai atualizar os valores dos escalões de IRS em 3,51%, segundo…
Tosse convulsa volta a aumentar e ameaça sobretudo bebés

Tosse convulsa volta a aumentar e ameaça sobretudo bebés

A tosse convulsa está novamente a crescer na Europa e nos Estados Unidos, superando já os níveis anteriores à pandemia.…