Após ter anunciado que não se recandidataria a um segundo mandato, o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, reconsiderou a sua posição.
Este domingo, 15 de Setembro, durante a reunião de Conselho Nacional do Movimento para Alternância Democrática (MADEM), facção liderada por Adja Satú Camará Pinto, o chefe de Estado guineense disse que, afinal, está disponível para continuar ser Presidente da Guiné-Bissau, caso seja a vontade dos seus apoiantes.
Na semana passada, Sissoco Embaló anunciara oficialmente a sua desistência em concorrer a segundo mandato, alegando ter sido aconselhado pela sua esposa para não se recandidatar.
“Se ontem, disse que não iria recandidatar-me a um segundo mandato, se entenderem que eu o devo fazer, estou à vossa disposição”, disse Umaro Sissoco Embaló aos militantes e dirigentes do MADEM-G15 liderado pela Adja Satú Camará Pinto, que reuniu o Conselho Nacional, um órgão intermediário entre os congressos.
O Chefe de Estado guineense, também Presidente honorário do MADEM-G15 da ala de Satu Camará, explicou que não terá outra alternativa se os apoiantes entenderem que deve permanecer como Presidente.