O Ministério do Interior e da Ordem Pública anunciou que vai “reforçar a segurança em todo o território nacional”, no âmbito de celebração do dia das Forças Armadas Revolucionária do Povo (FARP) que será assinalado a 16 de Novembro.
Num comunicado à imprensa, de 12 de Novembro, assinado pelo Brigadeiro General Salvador Soares, o Ministério do Interior e da Ordem Pública, através do Comissariado Nacional da Polícia da Ordem Pública, apela à população “a se manter vigilante e colaborar com as autoridades para evitar actos que possam perturbar a ordem pública”.
A decisão de aumentar a presença e vigilância acontece no momento em que os partidos políticos da oposição pretendem realizar manifestações de 14 a 16 de Novembro, para exigirem ao Presidente da República a marcação da data das eleições legislativas e a reposição da ordem Constitucional.
No mesmo comunicado, o Comissariado Nacional da Ordem Pública lança igualmente um aviso a todas as pessoas individuais ou colectivas que tentarem “perturbar a ordem pública e a vida quotidiana dos cidadãos com fundamento em algum pretexto das consequências que aí advém”, e exorta todas as forças de segurança “a se manterem firmes no cumprimento escrupulosa das suas competências e atribuições conferidas por lei, dentro dos limites impostos pela mesma e em obediência ao comando hierárquico”.
O Comissariado Nacional da Ordem Pública exorta ainda a população a manter a calma e serenidade e “confiante nas forças de ordem, convidando-a a participar de forma organizada e ordeira na cerimónia das Forças Armadas”.
Mamandin Indjai