Moçambique: Ataques armados no norte estão “sob controlo”, diz Inácio Dina

Inácio Dina, porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) declarou ontem, em Maputo, no decorrer da conferência de imprensa semanal da polícia, que a situação provocada pelos alegados grupos armados na província de Cabo Delgado, região norte do país, está “sob controlo”.

Segundo as declarações de Dina: “Quero assegurar que, neste momento, em Cabo Delgado, a força continua posicionada e a situação está sob controlo”, acrescentando que a “polícia continua lá, em conjunto com outras forças de defesa e segurança”.

Em resposta ao alegado ataque que ocorreu na sexta-feira passada, à noite, no distrito de Macomia, província de Cabo Delgado, em que terão sido incendiadas diversas habitações, sem registo de mortes de civis, Inácio Dina referiu que: “Se é a continuação da insurgência, como se tem dito, em momento oportuno vamos dar a conhecer”.

Refira-se que não há consenso sobre este grupo armado ser um grupo terrorista de inspiração islamista com o objectivo de implementar um “Estado islâmico” no norte de Moçambique.

Segundo fontes locais, bem como o estudo realizado sobre “Radicalização Islâmica no Norte de Moçambique: o caso da Mocímboa da Praia”, este grupo armado composto, em particular, por jovens desempregados, sem escolarização, também oriundos de países como a Tanzânia, Somália e a região dos Grandes Lagos, pretenderá criar “instabilidade” na região, de forma a permitir o tráfico ilícito de madeira, marfim e rubis, sendo a liderança do grupo alegadamente oriunda do Quénia e Tanzânia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Excesso de mortalidade por calor vai aumentar nos próximos

Excesso de mortalidade por calor vai aumentar nos próximos

O jornal “Público” avançou que uma equipa de cientistas internacionais calculou o impacto na mortalidade resultante dos efeitos das alterações…
Moçambique: Recondução de Momade é garantia de vitória da Frelimo

Moçambique: Recondução de Momade é garantia de vitória da Frelimo

O comentador residente da Rádio Moçambique, Hilário Chacate, defendeu, após o Congresso da Renamo, que a reeleição de Ossufo Momade…
Angola: Operadoras de transportes públicos devem milhões ao Estado

Angola: Operadoras de transportes públicos devem milhões ao Estado

As operadoras de transportes públicos devem mais de 40 milhões de kwanzas ao Estado na província angolana do Cuanza Sul. …
Cabo Verde: UCID critica empréstimo bancário em época pré-eleitoral

Cabo Verde: UCID critica empréstimo bancário em época pré-eleitoral

O eleito municipal da UCID em Santo Antão, José Graça, disse que se trata de uma “manobra para manipular a…