Nos últimos dias, os residentes do distrito de Macomia, no centro da província de Cabo Delgado, têm testemunhado um movimento militar incomum, o que leva a crer que está em curso uma nova operação das Forças de Defesa e Segurança (FDS) para desmantelar bases terroristas estabelecidas nos últimos meses.
Segundo relatos da população, para além das constantes movimentações das FDS com recurso a meios terrestres e aéreos, têm-se ouvido estrondos de armas pesadas, sobretudo no extremo noroeste do posto administrativo de Chai e no norte do posto administrativo de Mucojo.
Estas ações concentram-se numa zona estratégica onde se localiza a conhecida base de Katupa e o rio Messalo, áreas que durante muito tempo serviram como principais esconderijos dos terroristas.
De acordo com o mais recente relatório do Monitor de Conflito da organização não-governamental ACLED (Armed Conflict Location & Event Data Project), o distrito de Macomia tem registado frequentes movimentações de grupos terroristas nos últimos tempos, o que poderá ter motivado a actual ofensiva militar.