Moçambique: FMI enaltece criação do Fundo Soberano

O Fundo Monetário Internacional (FMI) elogiou Moçambique pela criação do Fundo Soberano, que considera ser um “passo importante para garantir uma gestão transparente e sólida da riqueza dos recursos naturais”.

A declaração foi feita através de um comunicado do FMI, citado pelo jornal “O País” e onde a referida organização internacional anunciou a aprovação da terceira avaliação ao plano de assistência a Moçambique, que permitirá o “desembolso imediato” de uma nova tranche, de 60,7 milhões de dólares, para apoio orçamental ao país africano.

“São necessários esforços contínuos de consolidação orçamental para reduzir as necessidades de financiamento e conter as vulnerabilidades da dívida. Com as expectativas de inflação bem ancoradas, uma política fiscal mais restritiva e um fraco crescimento não mineiro, há margem para uma flexibilização gradual da política monetária”, mencionou ainda o FMI.

Recorde-se que foi o Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, quem promulgou nesta semana a lei que cria o Fundo Soberano. O documento já tinha sido aprovado em dezembro no Parlamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Moçambique: Novos movimentos terroristas registados em Cabo Delgado

Novos movimentos terroristas foram esta semana reportados nos...

0

Moçambique: SENAMI de Nampula repatria 132 estrangeiros

Pelo menos 132 cidadãos estrangeiros, residentes na província...

0

Moçambique: RENAMO critica governador de Nampula devido ao incumprimento de promessas eleitorais

A RENAMO, através do seu porta-voz na província...

0