O deputado Venâncio Mondlane, da Renamo, disse estar a considerar a hipótese de abandonar o partido para responder a um convite da coligação Aliança Democrática e de outros 21 partidos para se filiar.
Mondlane, que recebeu igualmente convites de várias organizações da sociedade civil, deverá pronunciar-se em definitivo sobre esta matéria após o Congresso da Renamo.
Recorde-se que o político tem estado em conflito com o agora reeleito líder da formação política, Ossufo Momade, e que chegou a ser excluído da candidatura à eleição de presidente da Renamo.
As declarações do também cabeça de lista da Renamo nas últimas eleições autárquicas foram feitas aos jornalistas nesta quinta-feira, 16 de maio, depois de lhe terem vedado o acesso onde decorria a reunião, apesar de o visado possuir uma ordem do Tribunal Distrital de Alto Molócuè que lhe autorizava o acesso à sala de sessão.