Moçambique: ONG de combate ao HIV/SIDA suspende mais de 600 trabalhadores em Cabo Delgado

Na província de Cabo Delgado, muitas famílias vão enfrentar nos próximos dias uma situação preocupante após a suspensão recentemente de contratos laborais de 632 trabalhadores da Fundação Ariel Glaser Contra o Sida Pediátrico.

Trata-se de uma decisão que igualmente afecta directamente o funcionamento das unidades sanitárias e poderá agravar as dificuldades de centenas de doentes vivendo com HIV e SIDA.

O anúncio sobre a suspensão de contractos foi tornado nesta terça-feira, 17 de Março, pelo Chefe do Executivo Provincial, Valige Tauabo, durante a IV Sessão Ordinária, tendo destacado o impacto negativo que a decisão poderá ter no sector da saúde e no bem-estar social.

Segundo o dirigente, embora a decisão tenha sido previamente comunicada pela organização, o seu alcance levanta sérias inquietações, sobretudo por abranger vários distritos, nomeadamente Pemba, Mecúfi, Chiúre, Mueda, Balama, Montepuez, Metuge, Nangade, Ancuabe e Namuno, além do Hospital Provincial de Pemba, que concentra o maior número de trabalhadores afectados.

A situação é ainda mais sensível tendo em conta o papel crucial do Hospital Provincial de Pemba, que recebe pacientes, sobretudo crianças, provenientes de toda a província, com destaque para as zonas de reassentamento afectadas pelo terrorismo.

De acordo com Valige Tauabo, a suspensão resulta da redução do financiamento por parte do governo dos Estados Unidos da América, o que levanta preocupações adicionais quanto à sustentabilidade de programas essenciais de saúde.

O Governo Provincial manifestou solidariedade para com os trabalhadores afectados e assegurou que está a acompanhar de perto o processo, com vista a salvaguardar os direitos laborais e minimizar os impactos sociais, embora não tenham adiantado quaisquer uma das medidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Moçambique: Novos movimentos terroristas registados em Cabo Delgado

Novos movimentos terroristas foram esta semana reportados nos...

0

Moçambique: SENAMI de Nampula repatria 132 estrangeiros

Pelo menos 132 cidadãos estrangeiros, residentes na província...

0

Moçambique: RENAMO critica governador de Nampula devido ao incumprimento de promessas eleitorais

A RENAMO, através do seu porta-voz na província...

0